Rodrigo Maia coloca em risco realização das eleições 2018

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), instalou hoje uma comissão especial para analisar uma proposta de emenda constitucional  apresentada pelo deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que estabelece a simultaneidade nas eleições para todos os cargos majoritários.

Este seria um duro golpe, que abriria a possibilidade de anulações das eleições em 2018. Neste caso, a disputa ocorreria apenas em 2020, juntamente com as eleições das prefeituras.

Uma pesquisa da Datafolha revelou no último domingo que o ex-presidente Lula lidera em todos os cenários, com 29% a 31% das intenções de voto, e que 85% dos brasileiros exigem a saída imediata de Michel Temer e a convocação de diretas já.

O adiamento das eleições seria favorável para partidos de oposição à sigla petista, que no ano passado promoveram uma articulação que retirou do poder a ex-presidente Dilma Rousseff. E seria também uma forma de inabilitar Lula.

A proposta estava parada desde 2003, mas agora, com a decisão de Maia, entrou em caráter de urgência de tramitação na Câmara. Em suas falas, Dilma Rousseff tem alertado para o risco de anulação das eleições de 2018.

Notícias Relacionadas