Romaria de Trindade, a 2º maior do país no âmbito católico, vai até 1º de julho

A Festa do Divino Pai Eterno, considerada a 2º maior do país no âmbito católico, teve início nesta sexta-feira (22) e vai até o dia 1º de julho. A celebração, que dura dez dias, muda completamente o cotidiano de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.

Basílica de Trindade concentra a maior parte da programação

Uma estrutura grandiosa foi montada para receber cerca de 2,5 milhões de devotos, mais de 20 vezes o total da população. Eles chegam de praticamente todas as regiões brasileiras para reforçar a fé e agradecer pelas graças alcançadas.

A maioria deles percorrem trajetos a pé em penitência até à Basílica de Trindade. O trecho mais tradicional é o que inicia no km 0 da GO-060, mais conhecida como Rodovia dos Romeiros, e dura cerca de 20 km. Ao longo da rodovia, paradas que representam as estações da via crucis de Jesus Cristo.

Portal de Trindade

Grupos de pessoas também se organizam e decidem caminhar um pouco mais. De Anápolis, por exemplo, vários grupos organizados chegam a percorrer os cerca de 80 km entre as duas cidades.

Estrutura

Para atuar na festa, a prefeitura local contratou 1 mil funcionários temporários, além de 200 voluntários, que vão atuar em áreas como limpeza, iluminação e acolhimento dos romeiros. Além disso, 300 banheiros químicos foram espalhados pela cidade.

Já a Secretaria de Saúde instalou cinco pontos de atendimento pela cidade. Cada um conta com médico, enfermeiros e uma ambulância.

Para garantir a segurança da festa, a Polícia Militar vai contar com 2,5 mil policiais. Entre eles, haverá membros das forças especiais, como Rotam, Giro, Code, Cavalaria. A corporação também terá à sua disposição 15 câmeras de segurança que vão monitorar todo o perímetro da festa 24h por dia. Neste ano, a PM vai atuar de forma diferente. Para ter uma visão mais ampla da movimentação, os militares estarão em 15 tendas elevadas com dois andares, melhorando a visualização durante a festa.

Programação diária

  • 5h – Alvorada festiva na Matriz e no Santuário Basílica
  • 5h30 – Procissão da Penitência da Matriz ao Santuário Basílica

Confissões

Todos os dias, no Santuário Basílica e na Matriz, das 6h às 21h

Batizados

Todos os dias, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, às 10h

Igreja Matriz

  • Missas: 7h, 11h, 16h e 18h30
  • Oração do Terno: 13h
  • Novenas: 9h e 14h

Santuário Basílica

  • Missas: 6h, 7h, 10h, 12h, 17h30, 22h
  • Oração do Terço: 14h e 19h
  • Novenas: 8h30 e 15h
  • Novena solene: 20h

Notícias Relacionadas