A Secretaria Estadual do Trabalho de Goiás (SET) abriu inscrições para mais de 14 mil vagas em 17 cursos gratuitos de qualificação profissional. As opções estão divididas entre os eixos de inserção, recolocação e empreendedorismo (veja lista de cursos abaixo). Para participar, o trabalhador deve se inscrever pela internet.
As vagas fazem parte da 2ª fase do Programa Qualifica Goiás (PQG), que é lançado na manhã desta quarta-feira (19) pela secretaria, no Centro Administrativo de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Os cursos são realizados à distância em uma plataforma que, de acordo com o órgão, tem o conteúdo planejado e é simples de se operar.
O PQG foi iniciado em março deste ano. Na primeira etapa, foram oferecidos 21 cursos e, ao longo dos 6 meses de operação, já emitiu mais de mil certificados.
Cursos
Conforme informou a SET, os cursos são divididos em três eixos, o de “inserção”, que engloba os cursos que dão ao aluno conhecimentos para assumir funções que apresentam boa demanda por contratação; “recolocação”, que oferece russos que chamam atenção do empregador ao analisar o currículo; e empreendedorismo, para fomentar o talento para o próprio negócio.
Inserção
- Assistente administrativo
- Atendente de lojas
- Operador de caixa
Recolocação
- Assistente de logística
- Como falar em público
- Comunicação interpessoal
- Contabilidade básica
- Digitação
- Espanhol instrumental
- Estoquista
- Etiqueta profissional
- Libras
- Matemática financeira
- Negociação
- Repositor de mercadorias
- Técnicas de memorização
Empreendedores
- Abrindo um novo negócio