Sete em cada 10 brasileiros defende aumento salarial como chave para melhorar Educação: anapolinos conhecem esta transformação

Sete em cada dez brasileiros concordam total ou parcialmente com a ideia de que a solução para melhorar a educação básica no Brasil passa, necessariamente, pelo aumento dos salários de professores. É o que mostra a pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira – Educação Básica”, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o movimento Todos pela Educação divulgada nesta terça-feira (03).

Quando questionados sobre que tipo de ações deveriam ser feitas em relação aos professores das escolas públicas para melhorar o desempenho dos alunos, 40% dos entrevistados apontaram a elevação salarial como uma medida importante. Essa foi a opção mais assinalada na pesquisa de um total de nove.

Aumentar o número de docentes e melhorar a formação dos professores aparecem em seguida com 34% e 32% das escolhas dos entrevistados. Outros 27% apontaram a necessidade de garantir a segurança dos docentes em sala de aula e 25% afirmam que é preciso oferecer a eles infraestrutura para que o trabalho seja realizado.

Anápolis

Esta realidade é conhecida pelos anapolinos. Desde a criação do Planos de Cargos e Salários, através da Lei Complementar 212, de dezembro de 2009, houve uma mudança significativa na Educação. O investimento nos profissionais, com ênfase nos professores, foi um ponto de mudança na qualidade do Ensino.

Além disto, Anápolis conquistou desde 2012 o melhor salário da Educação do Estado de Goiás, acima do piso nacional, conforme registro de aumento na ordem de 14,76%, concedido à categoria naquele ano. A partir daí, a cidade teve o maior salário pago a professores do Estado de Goiás.

Os professores tiveram aumento médio de 150% nos salários ao longo dos anos de 2009 e 2014, quando Antônio Gomide esteve à frente da gestão municipal. A professora Jocilene dos Sanos, que já foi presidente do Sindicato dos Professores de Anápolis, atesta. “Nós, professores, nos sentimos valorizados e com ele tivemos várias conquistas, como a gratificação de titularidade. Hoje temos um dos melhores salários do País”, afirmou em 2014 ao jornal Contexto.

Antônio Gomide, que foi prefeito em Anápolis entre 2009 e 2014, foi o responsável por promover este diálogo com os professores para instituir um novo patamar na relação da gestão municipal com a categoria. Além disto, entregou um notebook para cada professor em sala de aula, criou laboratórios de informática em cada unidade escolar, entre outras ações no setor.

Notícias Relacionadas