UBER passa a operar em Anápolis nesta terça-feira

Felipe Homsi
Nesta terça-feira, 14, a partir das 14 horas, a Uber começará suas operações em Anápolis, confirmando a expectativa da comunidade e frustrando a representação sindical dos taxistas no município, conforme noticiado pelo Jornal A Voz de Anápolis na sua edição de número 59.

A informação do início de funcionamento do aplicativo em terras anapolinas foi dada pela assessoria de comunicação da Uber, em e-mail enviado ao Jornal A Voz de Anápolis. Conforme o texto repassado, “a tecnologia do aplicativo agrega ferramentas importantes que ajudam a trazer segurança, antes, durante, e depois de cada viagem realizada por meio da plataforma da Uber, tanto para parceiros como para usuários”.

Para se cadastrar como motorista parceiro, é preciso possuir carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada – EAR e os antecedentes criminais do motorista interessado deverão ser checados. A Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo e o Bilhete de DPVAT do ano corrente também precisam ser apresentados, obrigatoriamente.

O site http://parceirosbr.com/ oferece mais detalhes sobre o processo de cadastramento. São aceitos veículos Ano de modelo 2008 ou mais novo; com quatro portas; Ar condicionado; e de cinco lugares.

Chamando um UBER

Ainda de acordo com a assessoria, existe um processo seguro para “chamar” um veículo cadastrado na UBER. Antes da corrida, “é possível acompanhar o trajeto dele até a chegada no ponto inicial, permitindo que o usuário aguarde a chegada do carro em segurança. Além disso, o usuário tem acesso à foto, nome do motorista, modelo e placa do carro”. Ao entrar em contato com o motorista, o processo é feito de maneira a garantir o anonimato do passageiro. E um “seguro APP” dá cobertura em caso de acidentes.

Durante o trajeto, continua a explicação, “é possível compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem o usuário desejar, além do caminho sendo feito pelo motorista parceiro com qualquer pessoa por redes sociais ou mensagem”.

E depois da corrida, existe um sistema de “avaliação mútua” entre motorista e passageiro após cada viagem. “Além de ser anônima, é ela que garante que a plataforma mantenha-se saudável tanto para motoristas parceiros quanto para usuários”. Para continuar cadastrado no aplicativo, cada motorista precisa ter em média 4,6 – em uma escala de 1 a 5 estrelas. Mas atenção: “O usuário também pode ser desconectado da plataforma se tiver uma média baixa de avaliações ou conduta que viole os termos de uso”.

Aplicativo

Para chamar um carro, o usuário precisa  baixar o app em seu celular e criar uma conta. Aí é só abrir o app e apontar no mapa ou escrever o endereço de onde o motorista deve encontrá-lo.
IOS

ANDROID

 

Notícias Relacionadas