Vacinas contra a febre amarela já estão em falta nos postos de saúde de Anápolis

A notícia do surto de febre amarela no estado de Minas Gerais fez lotar os postos de saúde de Anápolis na busca pela vacina contra o vírus. Na quinta-feira, 19, ainda era possível encontrar as doses no município. Já nesta sexta-feira, 20, pessoas que foram em busca da imunização foram informadas de que, por enquanto, as vacinas estão em falta.

A reportagem visitou três unidades de saúde de Anápolis para verificar se havia disponibilidade da vacina contra a febre amarela. Em uma das mais procuradas, a Osego no Bairro Jundiaí, um cartaz noticiava a indisponibilidade da vacina. “Acabou desde ontem à tarde”, informou uma servidora da unidade.

A febre amarela é uma doença infecciosa e o vírus é transmitido por um mosquito. Os macacos são os principais hospedeiros. A doença pode levar à morte em uma semana, se não for tratada rapidamente. Oito mortes causadas pela doença foram confirmadas em Minas Gerais e 53 mortes suspeitas estão sendo investigadas no estado.

Vacina

Embora a preocupação seja pertinente, a vacina é recomendada para adultos e crianças que vivem em áreas com circulação do vírus ou que pretendem viajar para essas áreas endêmicas.

A vacina está disponível em qualquer unidade básica de saúde e deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem. A vacinação é recomendada pelo Ministério da Saúde em 18 estados brasileiros. Na região, não há essa recomendação.

 

 

Notícias Relacionadas