Vigias cobram rapidez na criação da Guarda Municipal: “Anápolis já tem guarda”

Um dos vigias municipais que estava no protesto da categoria na Câmara de Vereadores hoje (28) para reivindicar a criação da guarda municipal resumiu o sentimento da categoria: “esse prefeito prometeu, tem que cumprir”.

Para ele, assim como para os demais, é urgente que Roberto Naves crie de vez a guarda, que poderia colocar mais de mil servidores nas ruas para cuidar da segurança pública e do patrimônio do município.

Ao som de “Anápolis já tem guarda, Anápolis já tem guarda”, mais de 50 vigias lembraram o Poder Público de que estes profissionais, aprovados em concurso, podem muito bem compor o quadro da Guarda Municipal, caso o prefeito Naves tire de vez este projeto da gaveta e decida cumprir a promessa feita em campanha.

Pela legislação federal e até mesmo municipal, os vigias podem atuar na guarda municipal, ao contrário do que muitas vezes o gabinete municipal vem alegando. Allan Flávio Lopes é presidente da Associação dos Vigias Munipais de Anápolis.

Ele relembrou que esta é uma cobrança ao prefeito que vem sendo feita “há muito tempo”. Allan acredita que, com a guarda municipal, “será retomado o patrimônio da cidade”, já que muitas famílias “não tem coragem” de frequentar espaços públicos da cidade, por medo da alta criminalidade. Conforme explicou, a Lei 13.022/2014 já prevê que os vigias podem atuar como guardas municipais, sendo necessários apenas um acréscimo de atribuição e curso de formação específico para a categoria.

Para o vigia Genivaldo Alves do Nascimento Filho, a criação da Guarda Municipal depende da vontade política da atual gestão e dos vereadores. Para ele, o protesto em frente à Câmara foi uma forma de “conscientizar” os edis municipais.

Notícias Relacionadas