Votação no Senado sobre afastamento de Aécio pode acontecer nesta terça, 17

Por G1

O Senado deve decidir nesta terça-feira (17) se Aécio Neves (PSDB-MG) vai continuar afastado do mandato e proibido de sair de casa à noite.

A votação das medidas cautelares impostas pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ao parlamentar mineiro está prevista para iniciar à tarde, mas deve se estender até o período da noite. Levantamento feito pelo G1 indica que 42% dos senadores se dizem indecisos ou não querem se posicionar antecipadamente em relação ao assunto.

A sessão, porém, pode não ser realizada, se o quórum estiver baixo. Aliados de Aécio estudam, inclusive, adiar a análise do caso, se perceberem que o número de senadores não estiver suficiente para derrubar as medidas impostas ao tucano. Isso porque 11 senadores informaram que não estarão em Brasília nesta terça, por estarem de licença ou não estarem em Brasília.

Medidas

Segundo a secretaria do Senado, as medidas impostas a Aécio serão votadas em conjunto, sem fatiamento, sendo necessários os votos de, pelo menos, 41 senadores contra a decisão do STF para o afastamento de Aécio ser derrubado.  Ao analisar o caso de Aécio, na semana passada, a maioria dos ministros da Primeira Turma decidiu

  • Afastar Aécio do mandato parlamentar;
  • Proibir o contato do senador com outros investigados no mesmo caso;
  • Exigir a entrega do passaporte de Aécio;
  • Ordenar o recolhimento domiciliar noturno do tucano;

Notícias Relacionadas