Waze lança ferramenta para compartilhamento de caronas

O aplicativo de mapas Waze lançou na manhã desta terça-feira (21), em São Paulo, o Waze Carpool, aplicativo de caronas com preço máximo de R$ 25. O serviço está disponível em todo o Brasil e permite o compartilhamento de carros entre pessoas que fazem o mesmo trajeto de casa ao trabalho.

A cobrança mínima por viagem é de R$ 4 – equivalente a até cinco quilômetros rodados. A partir disso, o valor sobe para R$ 10. A partir 40 quilômetros rodados, há um valor por quilômetro, com máximo de R$ 25. Só é possível pegar ou oferecer duas caronas por dia e o pagamento é feito somente mediante cartão de crédito cadastrado na plataforma.

Neste período inicial, uma promoção permite viagens por R$ 2. Cada novo usuário pode ganhar R$ 30 de bônus por dirigir ou pegar caronas usando o código de amigos que o indicaram para a plataforma. O aplicativo se aproxima mais de um BlaBlaCar do que de um Uber Pool (serviço de viagem compartilhada do Uber), pois é um tipo de carona, não uma prestação de serviços.

Perfis e avaliação de usuários

Cada usuário cria uma conta em que disponibiliza informações sobre trabalho, links para redes sociais, número de caronas fornecidas, telefone privado e detalhes do automóvel.

A maior medida de segurança é a verificação do e-mail profissional. Isso, a princípio, dá mais segurança de que os usuários se dirigem ao mesmo local. Como é opcional, desempregados também podem entrar na plataforma.

Também há filtros de escolha. Um motorista, por exemplo, pode ofertar carona apenas a pessoas do mesmo gênero ou do mesmo local de trabalho.

Apesar de haver um sistema de avaliação (como as estrelas de outros aplicativos), não existem critérios como “higiene” e “pontualidade”. Para adaptações de endereço e horário, os usuários podem trocar mensagens em um chat.

O Waze testou o aplicativo no Brasil por dois meses com 60 empresas. Foram mais de 40 mil quilômetros de caronas.

A Petrobras está entre as parcerias oficiais do aplicativo e deve promover ações de divulgação do serviço. Também incluirá facilidades em seu programa de fidelidade. (Da Folha)

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