2018 começa com fuga de 106 presos e 9 mortes em presídios goianos

106 presos da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia fugiram após uma rebelião nesta segunda-feira (1). A informação foi confirmada pela Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap).

De acordo com nota enviada à imprensa pela SEAP, “presos que estavam na ala C invadiram as alas A, B e D e houve confronto que resultou na morte de nove detentos e ferimento em outros 14. Os feridos receberam atendimento médico e já retornaram para a unidade”.

A unidade prisional foi incendiada pelos rebelados e alguns detentos foram mortos carbonizados. As chamas foram controladas pelos bombeiros e que a Polícia Técnico-Científica está no local para a identificação dos corpos. Há informações de que alguns detentos foram decapitados, o que ainda não foi confirmado pela SEAP.

Dos 106 fugitivos, que cumprem pena em regime fechado, 29 foram recapturados. Durante a rebelião, outros 127 detentos saíram da unidade, mas retornaram para o presídio após a situação ficar controlada internamente.

O Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) entrou no local, juntamente com o batalhão de choque da Polícia Militar. “O Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAer) da PM também deu apoio no local, desde o início da rebelião, na contenção de fugas e na recaptura de foragidos”, continua a nota da SEAP.

Os presos se rebelaram após serem transferidos para Aparecida de Goiânia seis presos de Santa Helena que iniciaram uma rebelião no presídio local. A SEAP informou que no início desta madrugada, um agente de plantão foi rendido em Santa Helena, o que deu início a um motim na unidade.

Presos da ala A tentaram invadir a ala B para se vingarem de rivais com os quais se envolveram em rixas anteriores. Os presos da Ala B quebraram os cadeados das celas em resposta à ação dos detentos da ala A.

“Os demais servidores de plantão na unidade acionaram a Polícia Militar, que deu apoio na área externa da unidade e o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) que efetuou a liberação do servidor feito refém”, informou a SEAP. Nove presos tiveram que ser encaminhados para atendimento na enfermaria do presídio. Com a confusão, a solução foi recambiar alguns detentos para Aparecida.

Ainda de acordo com a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) houve ainda, na virada do ano, um tumulto entre presos da unidade prisional de Rio Verde. “Houve intervenção por parte dos agentes de plantão e os responsáveis foram autuados na Delegacia de Polícia Civil do município”, informou a superintendência.

Notícias Relacionadas