Anapolinos desistem do 156 e usam redes sociais para pedir ação na iluminação pública

População chega a recorrer a outras vias para garantir o serviço, relata Jorge Vicente que só teve lâmpadas trocadas após acionar o MP: enquanto isso, outros aguardam a atenção da Prefeitura para acabar com a “escuridão” da sua rua

Paulo Roberto Belém

No mesmo dia em o torneiro mecânico Jorge Vicente percebeu, no setor que ele reside – o Residencial Paris – que cinco lâmpadas dos postes estavam apagadas, ele fez o que qualquer cidadão faria nestes casos. Confiante, logo recorreu à Prefeitura para reclamar da situação e pedir a substituição das lâmpadas. Entretanto, o que ele imaginou ser simples de ser solucionado, demandou mais trabalho.

Não tendo o problema resolvido a partir do contato telefônico com a Prefeitura, após um mês, ele partiu para uma segunda etapa. Utilizou das redes sociais e reclamou em publicações aleatórias da página da Prefeitura de Anápolis no facebook a realização do serviço. Mas, novamente, não teve a sua demanda atendida. “A gente comenta o problema na rede, porque acredita ser um canal interativo, mas eles nem dão resposta. Nos deixam no vácuo”, disse.

Torneiro Mecânico recorreu à rede social. mas só após recorrer ao MP teve lâmpadas trocadas

Foi a partir daí que Jorge precisou recorrer à outra via, relata. “Eu só consegui resolver o problema depois que fui até o Ministério Público Estadual. Reclamei à Promotoria em um dia e no outro vieram resolver o problema”, afirmou, dizendo que tudo poderia ter sido resolvido de uma forma mais fácil e menos trabalhosa. “É uma demanda tão simples. E aí que você imagina. Quantos estão nesta mesma situação”, questiona.

Variedade

São muitas as reclamações e diferentes são os tons dos internautas. Pelo menos dez pessoas interagiram com a principal rede social da Prefeitura para reclamar da mesma demanda nesta última semana. Em algumas das menções, a equipe de comunicação da Prefeitura respondia com uma nota padrão: a de que um cronograma semanal estaria sendo seguido e de que todos os bairros seriam atendidos, mas sem mencionar quais.

É esta falta de atenção que reclama a dona de casa Lua Fonseca, uma das pessoas que utilizaram as redes para reclamar da falta de iluminação pública no setor que ela mora, a Vila Formosa. Na rua da casa dela, a 9-A, ela conta que duas são as lâmpadas apagadas. “Uma faz dois meses e a outra um mês. Liguei para reclamar, falaram que ia mandar a equipe, mas até agora nada. Usei a rede social para ver se agilizava de alguma forma, me responderam, mas nada ainda. É um sentimento de esquecimento”, considera.

Lua Fonseca tentou o telefone de serviços da prefeitura, o 156, e como não obteve resultado, recorreu às redes sociais. Lâmpadas foram trocadas nesta terça (15) após divulgação da reportagem

Para a surpresa de Lua. nesta terça-feira (15), após a divulgação desta reportagem na forma impressa de A Voz de Anápolis no último sábado (12), a dona de casa teve as lâmpadas trocadas.

“Serviço não para”, garante secretário

Responsável pelo serviço de iluminação pública da Prefeitura, o secretário de Obras, Vinicius Sousa, garante que suas equipes têm trabalhado diariamente no serviço de reparação da iluminação pública da cidade. “Temos catalogadas as regiões mais deficitárias e nosso cronograma atende a estas informações”, explicou, mencionando o quantitativo de dois mil pontos atendidos por mês.

Sobre os problemas pontuais em que há a reclamação da população, inclusive nas redes sociais, Sousa orienta que eles continuem acionando o telefone de atendimento para a população – o 156 – para reivindicar a providência. Entretanto, o secretário reconhece a demora no atendimento dessas solicitações. “A gente atende quando tem uma demanda maior para aquela região específica. Eu sei que necessita. A luz é importante. Mas têm bairros que estão totalmente apagados para os quais a gente tem que dar prioridade”, finalizou.

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