Após escândalos, povo vai às ruas pedindo “Diretas Já”

A promessa do então empossado presidente Michel Temer de que uniria o Brasil está, enfim, se concretizando. Certamente não da forma imaginada, mas o fato é que após a revelação das gravações flagradas em delação premiada pelos empresários Joesley e Wesley Batista, do grupo JBS, brasileiros de todos os matizes políticas e ideológicas se unem em um mesmo discurso: o pedido por eleições diretas com o voto popular.

A necessidade da reivindicação é que, em caso de renúncia ou impeachment, a lei prevê uma eleição indireta feita pela Câmara Federal. Tanto na quarta-feira (17), quanto na quinta-feira (18), manifestantes foram às ruas com este pedido, inclusive fazendo um enterro simbólico do governo atual.

Mas, pelas redes sociais, grupos conservadores e progressistas deram um tempo nos embates e discussões para defender uma agenda comum: a realização de manifestações de rua pedindo a mudança por emenda constitucional. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) foi um dos vários parlamentares que foram ao plenário da Câmara para engrossar o movimento. “Este Congresso não tem moral e nem credibilidade para eleger ninguém”, disparou. Ele foi seguido por colegas do PSB, PP e PPS.

Desembarque

Roberto Freire, do PPS, foi o primeiro ministro a deixar o governo após o escândalo envolvendo as gravações do presidente Michel Temer. Ele ocupava a pasta da Cultura.

Fora!

Até a sexta-feira, haviam cinco pedidos de impeachment do presidente. Até mesmo um assinado por um deputado do PSDB está entre eles. A estratégia governista é protocolizar o maior número de pedidos possíveis, incluindo alguns assinados por juristas.

Em família

Além de Andrea Neves, irmã do senador tucano e presidente do PSDB Aécio Neves, foi preso ainda outro parente do senador. Trata-se do primo, Frederico Medeiros. Mendherson Souza Lima foi o terceiro preso. Ele não é parente de Neves, mas assessor do também senador Zezé Perrela.

É mole?

O enfraquecimento do poder de Aécio Neves foi tanto e tão rápido que até mesmo o presidente do PSDB municipal, o secretário de Cultura Erivelson Borges, pediu “a expulsão de Aécio Neves” do partido. Segundo ele, “não pode ter idolatria e nem abafar o caso”.

Lembrando que…

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), também está na mira da Lava Jato, sendo citado por delatores da Odebrecht por ter recebido dinheiro ilegal nas campanhas de 2010 e 2014. Borges não comentou sobre a situação do governador.

Economia

Alexandre Baldy (PTN) é relator do projeto que trata dos benefícios fiscais concedidos por Estados a empresas (PLP 54/2015). Baldy defende a manutenção dos incentivos para Goiás. “Com o benefício, o estado foi industrializado com elevação do emprego formal na indústria de transformação no período de 1999/2007”, avalia.

4 meses depois…

Líder do prefeito, Jakson Charles (PSB), levou quase quatro meses para criar uma agenda positiva para o Executivo. Na última segunda-feira (15), pela primeira vez, ele usou a tribuna não para fazer a defesa de críticas e apagar incêndios políticos, mas para falar de “boas notícias da gestão”.

Culpa do Repórter

Lisieux Borges criticou a coluna Bastidores que ponderou sobre sua defesa pela terceirização da iluminação pública, contrariando preceitos de sua legenda. Segundo ele, a gestão do PT na cidade também “quase terceirizou a UPA na Vila Esperança”.

Voltou

Diante das notícias de falta d’água em Anápolis logo depois de revelar sua expectativa de que não ocorre falta de abastecimento, o prefeito Rorbeto Naves anuncia que vai à Catalão para conhecer mais sobre a municipalização do serviço. Naves será acompanhado pelo deputado Carlos Antônio (PSDB).

Análise

Perguntado por jornalistas sobre o cenário nacional após os escândalos na esfera nacional, o prefeito defende que a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, assuma o comando do Brasil.

Junto

Mesmo com todo o furacão de denúncias, os flagrantes nos áudios feitos pela Polícia Federal com o aval do ministro Edson Fachin, o PTB anunciou que se mantém na base e no núcleo duro do presidente Temer.

Quem te viu…

O deputado Carlos Antônio (PSDB) defendeu a realização de eleições gerais “de vereador a presidente”. O parlamentar afirma que o afastamento de Aécio Neves, presidente de sua legenda não afeta do partido na cidade.

Quem te vê…

Questionado sobre a influência do afastamento de Aécio Neves do Senado, Carlos Antônio afirmou que “não se pode generalizar sobre partidos e políticos envolvidos em denúncias”. No ano passado, como então candidato a prefeito, Antônio repetia que o PT era uma coisa só em quaisquer esferas.

Deu branco

Não prepararam o prefeito Roberto Naves para o evento que marcou o combate da exploração sexual infantil na cidade. Instado a dizer quais as parcerias que o município tinha a fim de promover o embate ao crime, Naves titubeou, gaguejou e disse, “são tantas as parcerias que eu até me esqueci com quem”.

Voa ou não?

Ficará para o fim de semana a decisão do PSDB em desembarcar ou não do Governo Michel Temer. Após uma reunião com o presidente, o alto tucanato deve se reunir para avaliar os desgastes causados pelos acontecimentos recentes.

Dinamite

Entre os destaques mais graves da gravação de Michel Temer está o fato de que o presidente é informado em tom de relato sobre diversos crimes cometidos pelo empresário Joesley Batista e fica impassível sobre o assunto. Em um deles, a compra do silêncio de Eduardo Cunha, ele diz: “tem de manter isso, hein”.

Dia-a-dia da Câmara Municipal

Jakson Charles (PSB) anunciou que Roberto Naves pretende atender a todos os pedidos de vereadores sobre requerimentos de asfaltamento. “São pontas das ruas, é bem verdade, por enquanto”, explica Charles.

Antônio Gomide (PT) destacou a importância de levar o asfalto aos bairros. “Fizemos um programa de pavimentação atendendo a todos os bairros, mas é claro que alguns pontos ficaram de fora porque a cidade crescer e onde não tinha casa, hoje tem. Por isso ressalto a importância desta iniciativa”, disse.

Valdete Fernandes (PDT) afirma que o anúncio de asfaltamento eleva as esperanças de setores como o Polocentro que há muito tempo espera por asfalto.

Domingos Paula (PV) reconhece que o asfaltamento em Anápolis passou por uma grande revolução a partir de 2009. “A administração passada fez muito pela pavimentação da cidade. Só que temos pontas de ruas, de 200, 300 metros, que agora precisam ser atendidos”, completou.

Lélio Alvarenga classificou o Governo Temer como “inoperante, corrupto e entregue ao capital estrangeiro”. Segundo ele, o Governo Federal vem destruindo todos os direitos do trabalhador conquistados desde a Era Vargas.

Mauro Severiano afirmou que há na Câmara um grupo pago pela Urban para atacá-lo. A acusação que ele faz é a mesma que faziam na época em que a TCA fazia o transporte coletivo na cidade.

Pedro Mariano (PRB) quer que a Câmara Municipal seja recebida pelo governador para tratar sobre Segurança Pública. “Secretário já não adianta mais. Vamos falar com quem manda”, disse.

Vilma Rodrigues é a autora do projeto aprovado na última quarta-feira (17) que cria a Creche para Idosos na cidade.

Segundo Leandro Ribeiro (PTB), a verba que garantirá o funcionamento da creche para idosos em Anápolis virá do aporte de R$ 10 milhões do Governo de Goiás para o município. Até o momento, a verba foi anunciada, mas ainda não chegou.

Mostrando erudição, Mauro Severiano (PSDB) gabou-se de ter um curso superior, mas derrapou na hora do 10 esquecendo do que ia falar. “Quem passou pela faculdade igual eu, conhece o ECA. O ECA é o… lá do adolescente”. Para risos gerais, incluindo os que não passaram pela faculdade.

Notícias Relacionadas