Brasil possui quase 2,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola

O levantamento realizado pelo Movimento Todos Pela Educação, com base no Pnad – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio aponta que aproximadamente 2,5 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estão fora das escolas. A justificativa, na maioria das vezes é uma combinação que passa por dificuldade de locomoção por deficiência física de alguma natureza, baixas condições econômicas e por morarem em locais com maior dificuldade de acesso à escola. Deste grupo, 1,5 milhão de alunos, os jovens entre 15 e 17 anos não estão matriculados no ensino médio por trabalho, gravidez precoce, violência, tráfico de drogas ou repetência múltipla. Ainda de acordo com a pesquisa, 41,5% dos jovens de 19 anos não haviam concluído o ensino médio até o fim de 2015.

A versão positiva da aferição que foi feita em 10 anos – entre os anos de 2005 e 2015 – é que houve um crescimento proeminente no percentual de crianças nas escolas. Cerca de 90,5% das crianças estão matriculadas na educação infantil, com idades entre 4 e 5 anos. Na margem de 6 a 14 anos, este índice sobre para a casa dos 98,5%. Este dado sinaliza que se o presente é preocupante, o futuro será promissor para a educação nacional, em se mantendo esta tendência.

Anápolis é parte integrante desta evolução com vistas ao futuro da Educação a partir da sua contribuição à Educação Infantil. Entre os anos de 2009 e 2016 foram construídas, entregues e postas em funcionamento 18 creches em diversas regiões da cidade, impactando para o desenvolvimento e a inclusão das crianças no sistema de ensino.

Renovação

O professor Marcos Carvalho será o novo presidente municipal do Partido dos Trabalhadores. Carvalho, que é mestre em Ciências Ambientais, será empossado neste domingo (09) na sede do partido, acompanhando a orientação nacional da legenda em antecipar eleições e renovar seus comandos.

Vem aí…

O governo municipal informou aos permissionários do Mercado Municipal Carlos de Pina que o imóvel passará por uma revitalização. O anúncio foi feito durante uma visita ao local. Não foi designado ainda, no entanto, o prazo para o início e a conclusão das obras.

Troca lá

O Ministério Público de Goiás pede na Justiça que o Governo de Goiás promova a retirada de uma pintura no Autódromo de Goiânia. Segundo a denúncia, a obra de arte tem as cores do partido do governador e do vice, o PSDB.

UFC Goiás

A exposição Tecnoshow em Rio Verde se tornou palco de troca de acusações entre José Eliton e Ronaldo Caiado. O senador do DEM destacou a precariedade da infraestrutura de Goiás e as falhas na Segurança Pública. Eliton, que representava o Governo no evento, passou a atacar o senador e sua trajetória.

Bom lembrar

Ronaldo Caiado e José Eliton são velhos conhecidos. No melhor da relação Criador e Criatura, Eliton só se tornou vice-governador por indicação direta de Caiado na chapa com Marconi Perillo em 2010. À ocasião, José Eliton era do DEM e fiel pupilo dos ensinamentos políticos de Caiado.

Orientação

Recém-empossado, Vander Lúcio Barbosa deve ter atuação independente, sob o aspecto político, dentro da pasta do Desenvolvimento Econômico. Mesmo sendo do PTN, Barbosa não deverá promover o mandato de Alexandre Baldy através da pasta.

Todos contra

Um gráfico assinado pelo MBL – Movimento Brasil Livre – de Anápolis indicando supostos vereadores contra e favoráveis ao aumento da Taxa de Serviços Urbanos causou mal-estar entre os vereadores. Segundo os parlamentares, não há vereadores favoráveis ao decreto do prefeito.

Estratégia

Roberto Naves reconhece que os 100 dias de gestão não foram de uma agenda positiva. A interlocutores próximos, o prefeito afirma que o momento é de encher o caixa para, nos próximos anos, investir em grandes obras na cidade.

Era Moderna

Há uma equipe ligada ao gabinete municipal que monitora de perto as movimentações de lideranças políticas e jornalistas, principalmente na rede social. A ideia é conhecer de perto a reação da população através das postagens e análises feitas.

Defesa

Em nota, Marconi Perillo fez calorosa defesa do senador Aécio Neves, capa da Revista Veja da última semana, sobre denúncias de corrupção. Para Perillo, são “falsas acusações” que tentam “jogar o nome do senador no mar de lama de corrupção” com base em “acusações falsas e absurdas”. Marconi criticou a “prática de vazamentos seletivos e mentirosos que encontram eco em práticas editoriais e jornalísticas pouco responsáveis”.

Cadê?

Ainda não se teve notícia da nota do governador Marconi Perillo contra os vazamentos de informações da Lavajato envolvendo integrantes de outros partidos e, principalmente, da oposição ao seu partido, o PSDB. Aécio foi citado como receptor de propina por nove delatores até agora.

Vocês deixam?

O STJ determinou que, para processar Marconi Perillo, a Assembleia Legislativa de Goiás terá de autorizar o início do procedimento através de votação. Em 2012, Perillo havia comunicado por escrito um pedido para que fosse investigado a fim de garantir a sua inocência. Agora, há uma nova oportunidade.

Ciumeira

Não chamem para a mesma confraternização dos 100 dias de gestão o assessor especial de Segurança Pública, Glayson Reis, e o recém empossado secretário de Desenvolvimento Econômico Vander Lúcio Barbosa. Reis andou estranhando a atitude de Barbosa em promover uma reunião política com o comando da Polícia Militar de Anápolis. Vander estaria tentando capitalizar em cima das bases política do delegado.

Recuando

A secretária de Saúde Luzia Cordeiro enviou ofício para o setor de licitação da prefeitura recomendando que não seja executado o contrato de compra de medicamentos feitos junto à empresa RecMed. O contrato, no valor total de R$ 3, 39 milhões, foi feito com dispensa de licitação e a empresa figura entre as que foram denunciadas na Operação Tarja Preta, que prendeu 12 prefeitos de Goiás por fraudes na Saúde.

Renovação tucana

Após a saída de Erivelson Borges, que assumiu a Cultura em Anápolis, o PSDB passa por um processo de escolha de novo presidente e prioriza uma mudança de ares. O escolhido deve ser o ex-prefeito Adhemar Santillo.

Tá em casa

O julgamento da chapa Dilma-Temer entrou em um acordo pela morosidade. Os ministros somente vão se reunir novamente em maio e, quando isto acontecer, dois dos sete ministros terão sido substituídos. Um dos novos indicados será o recém empossado Ministro Alexandre Moraes, que foi indicado por… Michel Temer.

Análise

O prefeito Roberto Naves convocou entrevista coletiva para fazer o balanço dos 100 dias de gestão na próxima segunda-feira, 10. Ele irá fazer um balanço das ações nas principais pastas da prefeitura. A data antecede a cobrança da TSU, tão questionada pelo seu aumento.

Ruim pros dois

O Uber foi aprovado na Câmara Federal e conseguiu desagradar os dois lados. Tanto taxistas quanto motoristas do Uber reclamaram das emendas propostas, principalmente a que transforma a atividade de particular para pública. O projeto agora caminha para o Senado.

Dia-a-dia na Câmara

Telles Jr (PMN) parabeniza a ação do secretário de Desenvolvimento Econômico que prometeu a revitalização do Mercado Municipal. Segundo o parlamentar, o espaço é importante para a história social da cidade. “É o lugar do bate papo, do cafezinho”, disse.

Leandro Ribeiro (PTB) fez uma homenagem póstuma ao empresário José Miguel Hajjar, morto na última sexta-feira aos 75 anos. Ele tratava de um câncer. Hajjar era o presidente de honra do Anápolis Futebol Clube.

Ainda segundo Leandro Ribeiro, o aumento da TSU não passou pela Câmara porque é uma prerrogativa do Executivo, mas disse que “o aumento é obrigatório” para que a cidade continue limpa.

Para Thais Sousa (PSL), “a tarefa do prefeito Roberto Naves não deve estar sendo fácil de colocar as contas da prefeitura em dia”. Ela afirmou ainda que o debate da TSU deveria ser feito com a Câmara. “Esta teria sido uma decisão democrática”, avaliou.

Jean Carlos (PTB) afirma que o aumento da TSU é previsto em lei e foi a saída que o prefeito encontrou para aumentar a receita. Carlos, no entanto, defende que haja uma mudança no código tributário para impedir as alterações em matéria financeira como este aumento.

Mauro Severiano (PSDB) afirma que a população não quer saber do passado dos políticos. A ponderação do parlamentar bate de frente com um dos principais anseios da população, que se tornou a lei da Ficha Limpa, que barra políticos que no passado tenham condenações que o impeçam de ser candidatos ou ter mandato.

Américo (PSDB) será relator de dois projetos: o primeiro, de Lélio Alvarenga (PSC), dispõe sobre a realização de exames oftalmológicos em alunos matriculados na rede de ensino. O outro, de Lisieux Borges (PT), concede título de cidadão anapolino ao coronel-aviador Francisco Bento Antunes Neto.

Jean Carlos (PTB) será relator do projeto de Vilma Rodrigues (PSC), que trata de benefícios de gratuidade no sistema de transporte coletivo de Anápolis para grupo específico. Já Vilma será relatora de projeto de lei de Luzimar Silva (PMN), que institui programa municipal de hortas educativas e comunitárias na cidade.

A vice-presidente Thaís Souza (PSL) é relatora de projeto de lei de Geli Sanches (PT), que dispõe de título de utilidade pública à Associação Moriá. Enquanto Teles Júnior (PMN) analisa propositura de Lisieux, que concede título de cidadão anapolino ao historiador Jairo Alves Leite.

O petista Lisieux Borges é o relator de projeto de Geli Sanches que dispõe sobre a concessão de título de cidadão benemérito ao tenente-coronel da Polícia Militar Elisboa Moreira Belo.

Geli Sanches foi homenageada com o título “Mulheres de Luta”, concedido na Assembleia Legislativa pela deputada Adriana Accorsi. A comemoração atende à programação da celebração do Dia da Mulher.

Domingos Paula (PV) cobra que a Prefeitura coloque as unidades de Saúde para funcionar em dois períodos, das 7h às 13h e das 13h às 19h. “Às vezes a pessoa precisa apenas de uma receita de remédio, mas corre o risco de perder o dia de serviço”, afirmou Domingos.

A comissão de Saúde, composta por Antônio Gomide, Deusmar Japão, Lélio Alvarenga, Elinner Rosa, junto com o presidente do Núcleo Esperança, Valber Barreto, realizou visita ao Hospital Oncológico no intuito de estabelecer parcerias e propor melhorias que possam otimizar as regulações, internações e cirurgias naquele centro de Saúde.

Jean Carlos (PTB) defende mudanças na lei que permitiu o aumento da TSU. “Somos solidários à população que se manifesta de forma indignada com os valores da TSU, reconhecemos que esses valores oneram, impactam o cidadão, especialmente neste momento de crise econômica. Mas é preciso estabelecer nova fórmula, criar outros critérios, para que, quando houver necessidade de revisão do cálculo da taxa, seja feito de forma mais justa”, disse o vereador.

Pedro Mariano (PRP) defende que a cidade, hoje, tem capacidade para receber mais uma empresa de ônibus atuando na cidade. “Não podemos ficar na mão de uma só diretoria que decide o que faz ou não para o usuário”, diz.

Domingos Paula (PV) quer fiscalizar de perto da empresa responsável pelo transporte coletivo em Anápolis. Segundo ele, a Urban não está cumprindo com as determinações previstas em contrato.

 

Notícias Relacionadas