Caiado quer que comerciantes vendam fiado a servidores que não receberam salário de dezembro

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) sugeriu que os servidores que ainda não receberam o salário de dezembro de 2018 possam comprar fiado. O pedido foi feito nesta quinta-feira (10) durante entrevista coletiva em Jataí, na região sudoeste de Goiás. Ele quer que sejam desenvolvidas parcerias com as prefeituras para viabilizar essa situação e que os comerciantes de alimentos e medicamentos aceitem que essas compras “só serão pagas após a quitação dos salários atrasados”.

“Que avalizem agora, neste momento, que possam passar a essas famílias, que são professores, que são servidores públicos, alimentação necessária para o seu consumo como também das farmácias para manutenção dos medicamentos necessários. Este é o clamor que eu vou fazer a todos os 246 municípios de Goiás”, pediu

Ainda conforme informações divulgadas pelo governo, Caiado determinou que fosse cancelada a cobrança do Ipasgo referente a dezembro e garantiu que os servidores não precisarão pagar juros ao quitar cobranças do Detran, Saneago e Enel até o recebimento dos salários de janeiro.

Ainda assim, a professora Maria de Fátima disse à TV Anhanguera que já teve a parcela do Ipasgo, no valor de R$ 450, debitada da conta dela, mesmo sem ter recebido o salário de dezembro.

“Água atrasada, energia. Até supermercado. Como você fica um mês sem receber? Estamos indignados com essa situação. Peço às autoridades que olhem com carinho para nós que estamos sem receber”, afirmou.

Sobre o débito na conta da professora, o Ipasgo informou que os servidores que recebem por um determinado banco não tiveram os descontos suspensos por causa do sistema eletrônico da instituição.

Apesar das dificuldades para quitar a folha de dezembro dos servidors, o Governo conseguiu pagar o salário de funcionários de sete órgãos, o que equivale a R$ 255 milhões, porque estas folhas já estavam empenhadas, de acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz). No entanto, o órgão ainda não sabe como pagar os demais e “estuda forma de regularizar o pagamento” com o governo federal.

Receberam funcionários dos seguintes órgãos:

  • Tribunal de Justiça
  • Ministério Público Estadual
  • Tribunal de Contas do Estado
  • Tribunal de Contas dos Municípios
  • Assembleia Legislativa
  • Defensoria Estadual
  • Secretaria da Saúde

Notícias Relacionadas