Cartório eleitoral divulga preparativos para as eleições de segundo turno em Anápolis

Os trabalhos na sede dos cartórios eleitorais de Anápolis estão a todo vapor. É o que diz a chefe da zona 3, Alessiane Guimarães, que divulgou ao Portal A Voz de Anápolis os preparativos para as eleições de segundo turno que ocorrem no domingo (28), quando os eleitores goianos votarão somente para presidente.

Ela confirmou o encerramento do processo de carga e lacre das urnas. Perguntada se em Anápolis houveram intercorrências com as urnas no primeiro turno em Anápolis, ela citou que foram casos isolados, sem precisar quantos, mas que as situações foram registradas tanto pela Polícia Federal, como em ata.

No domingo, se o eleitor identificar qualquer situação com o funcionamento da urna, ela recomenda que o caso, além de notificado ao presidente da sessão, seja registrado via aplicativo pardal.

Ao votar

Calma. Essa é a palavra. Segundo a chefe de cartório. “Que o eleitor digite o número, aguarde a foto, olhe para o seu candidato e depois confirme”, pontou. Sobre a mais recente “fake news” de que as urnas estariam programadas com o horário de verão, Alessiane arremata. “As urnas receberão votos entre as 8 e 17 horas”.

Mas antes é preciso saber onde votar. Para tal, ela recomenda a utilização do aplicativo e-título, que além de identificar os eleitores, diz onde devem votar. “Quem tiver o aplicativo pode fazer a pesquisa para toda a família”, salienta.

E por último, uma dúvida recorrente: quem não votou no primeiro turno, pode votar no segundo? A resposta é sim. “As eleições são distintas. Agora se o eleitor não votou, ele tem o prazo até o dia 6 de dezembro para justificar. E se o eleitor votou no primeiro e não votar no segundo, ele também terá um prazo para justificar à Justiça Eleitoral, se for o caso”, finalizou.

Notícias Relacionadas