De olho no rebaixamento, Anápolis ainda sonha com milagrosa classificação

Felipe Homsi

Na quarta-feira, 29, no Estádio Mozart Veloso do Carmo, os olhos dos torcedores do Anápolis estavam voltados para o time, que prometeu uma nova roupagem e, claro, um futebol diferente do que vinha apresentando ao longo do campeonato, com uma série de empates e derrotas que levaram o clube inclusive à lanterna.

Mas o que se viu, mesmo que seja apresentada a explicação de que o time jogou bem e o confronto foi disputado, foi um empate. À esta altura, empatar já não adianta para torcedores que criam a expectativa, mesmo que longínqua, de ver o time na semifinal. Rio Verde marcou o primeiro, com André Luis, aos 36 minutos do 1º tempo. O atacante chutou forte e abriu o placar, depois de ter avançado pela esquerda e aproveitado uma falha da defesa do Anápolis.

E um minuto e meio de depois, para surpresa dos donos da casa, Felipe Baiano cabeceou para o empate, após cobrança de lateral de Marcelo. O Galo voltava a sonhar com a vitória.

No segundo tempo, o clima esquentou. Aos cinco minutos, o lateral do Rio Verde Bruno Leite foi expulso por agressão. E aos 39 minutos, foi a vez do lateral do Anápolis, Izaldo, ser expulso. Os últimos minutos do jogo foram um show a parte do goleiro Tom, do Rio Verde, que garantiu o empate e ofereceu um alívio para o Anápolis, que está fora da zona de rebaixamento.

Aposta

Mas, o que acontece com o Galo da Comarca? Mesmo com chances de ser rebaixado, vê seus dirigentes irem a público declarar que o clube ainda poderá se classificar para a semifinal. Com 13 pontos, torcida e diretoria acreditam ainda ser possível o sonho, mesmo que os números digam o contrário.

Para se ter uma ideia, faltam apenas duas rodadas para o final do 3º turno e já são três garantidos na próxima fase, Aparecidense (25 pontos), Goiás (22) e Vila Nova (21).

A Aparecidense, líder do Grupo A, não está deitada em berço esplêndido, apesar da garantia de classificação no Goianão. O time quer atingir a liderança geral da primeira fase e para isso, vai apostar todas as fichas nas próximas rodadas. No dia 9 de abril, enfrenta o Galo da Comarca, em seu último jogo antes da semifinal.

Um clube que está torcendo pelo Anápolis é o Goiás, por incrível que pareça. Com 22 pontos, o time tem total interesse na derrota do Aparecidense para o Galo da Comarca, o que pode lhe render a melhor colocação geral do campeonato.

O Vila Nova também quer ser o melhor na última rodada. Para isso, tem que vencer seus dois próximos jogos, contra o Itumbiara e CRAC, e torcer por um bom resultado do Anápolis contra o Aparecidense.

A vaga que o Anápolis quer roubar é a do Atlético, que, apesar de não estar classificado ainda, possui 18 pontos, sendo o 2º colocado do Grupo B. Os dois times se enfrentam no sábado, às 14 horas, no Jonas Duarte. A péssima notícia para o Galo é que, na partida contra o time de Goiânia, o Atlético vai jogar como se tivesse tudo a perder, já que um empate garante sua classificação para a semifinal.

Rebaixamento

De acordo com as regras do Campeonato Goiano 2017, os dois primeiros colocados de cada grupo – Aparecidense, pelo Grupo B e Goiás, pelo Grupo A – se classificam para a semifinal. As duas próximas vagas ficam com as melhores campanhas dos clubes restantes, independentemente do grupo. Caso vença os dois próximos jogos, contra o Atlético e contra o Aparecidense, o Anápolis pode chegar a 19 pontos e, em teoria, se classificar para a semifinal, dependendo de uma série de resultados.

Na prática, a realidade é outra. Várias equipes estão na briga pela próxima vaga e, caso continue no ritmo da campanha até aqui, o Anápolis pode, com sua oscilação, até voltar para a zona de rebaixamento, se perder os dois próximos jogos. E pelo andar da carruagem, brigar com times do topo da tabela tem dado desvantagem para o Galo da Comarca. É pagar para ver.

Partidas

Anápolis x Atlético

Data: 01 de abril – sábado

Horário: 16 horas

Local: Estádio Jonas Duarte

Aparecidense x Anápolis

Data: 09 de abril – Domingo

Horário: 16 horas

Local: Estádio Aníbal Batista de Toledo

 

 

Notícias Relacionadas