Diabéticos manifestam contra falta de medicamentos

Um grupo de portadores de diabetes manifestou nesta segunda-feira, 27, contra a falta de medicamentos e insumos para o tratamento da doença no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os itens que estão em falta, estão as chamadas “fitas” e insulinas especiais, a exemplo da Lantus.

Um dos manifestantes, Ademar Feliz, reclama que mesmo portando todas os exames e pedidos que garantiriam a entrega medicações, não está conseguindo obtê-las junto  à Secretaria Municipal de Saúde. “A resposta que queremos ouvir é de quando todos os diabéticos terão estes medicamentos e insumos entregues”, disse.

Ainda na segunda-feira, o diretor de Atenção Básica da Prefeitura, Eduardo Franco, justificou à imprensa que dois problemas pontuais foram o que causaram a não entrega desta vez. “Tivemos um problema do sistema que faz o controle e outro relacionado a um lote equivocado”, disse. Com o barulho, alguns pacientes tiveram os medicamentos dispensados, principalmente aos que portam o tipo 1 da diabetes.

O diretor ainda disse que o protocolo efetivo de dispensação de insulinas está sendo tratado no município e que deve ser publicado oficialmente em no máximo 30 dias. “Será o documento que vai ordenar a dispensação”, enfatizou. Esse protocolo será a regra e os diabéticos estão atentos aos artigos. Eles defendem a dispensação universal dos insumos,inclusive, os especiais.

Recentemente, a Prefeitura de Anápolis divulgou a informação de que as unidades de saúde haviam sido abastecidas com todos os medicamentos necessários através de uma compra emergencial de medicamentos e insumos, entre estes, os que tratam das diabetes.

Notícias Relacionadas