“Diminuir incentivos a empresas vai reduzir coíndice do município”, alerta Gomide, que defende proteção a empregos e investimentos

O debate sobre a revisão de incentivos fiscais concedidos a empresas, proposto pelo Governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) novamente ganhou espaços no debate da Câmara Municipal, em Anápolis. Depois de um pronunciamento do vereador e deputado estadual eleito Antônio Gomide sobre o tema, diversos parlamentares demonstraram apoio ao assunto, visando defendes os interesses da cidade na questão.

Nesta terça-feira (04) Gomide alertou para o impacto que as mudanças nesta revisão proposta podem causar nas finanças do município. Se, por um lado, o risco de aumento do desemprego é iminente por conta da saída de empresas da cidade, há – ainda – um cenário comprometedor quanto a participação da cidade no Coíndice, com chance de diminuição da receita para o município.

“Este é um tema que afeta a nossa cidade como um todo. Por isso precisamos unir esforços, buscar a opinião e o posicionamento de todos. O Coíndice e o Fundo de Participação dos Municípios passam diretamente pela atuação industrial da cidade e é o Daia que é o nosso principal gerador destas receitas”, defende Gomide.

Ele ainda alerta que é com esta verba repartida pelo coíndice que podem ser realizados os investimentos sociais e estruturais na cidade. “A forma de conseguirmos mais investimentos para a Saúde, a Educação, o Esporte é trazendo empresas, aumentando o ICMS e o repasse para a prefeitura”, explicou.

O Coíndice é diretamente ligado ao Daia. Se tivermos uma lei que diminua incentivos, vamos perder o coíndice e, por consequência, a receita do município”, esclarece.

Para o parlamentar, é preciso conscientizar o governador eleito quanto ao comprometimento que isto traz para a vida dos anapolinos. “Vai atrapalhar Anápolis e o Estado de Goiás. E ninguém chamou Anápolis para este debate, seja o poder Executivo, Legislativo, ou as associações”, alerta.

Antônio Gomide destacou que há poucos meses, ainda quando candidatos, nenhum dos postulantes afirmou a chance de se realizar alterações. “E agora vem isso, como novidade, sendo que todos se comprometeram a não mexer nesta política de incentivos quando visitaram, por exemplo, a Adial. Agora, quando vence, muda o discurso e pergunto: qual a credibilidade que vamos ter junto ao empresariado, ao meio produtivo e à população ao trocarmos o discurso assim”, questiona.

O tema proposto por Gomide também recebeu o apoio de outros vereadores, como Teles Júnior, Jakson Charles, líder do prefeito na Câmara, de Mauro Severiano, que anunciou que “o PSDB está apoiando esta luta”. O presidente da Câmara, o deputado eleito Amilton Filho, também entrou no tema, apoiando a proposta de Gomide quanto a encampar uma luta em defesa da cidade e da economia de Goiás.

Notícias Relacionadas