IFG Anápolis é destaque em ranking da Folha de S. Paulo no Enem 2017

O Instituto Federal de Goiás (IFG) ocupa diversas posições de destaque no ranking do jornal Folha de S. Paulo sobre o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2017.

Em Goiás, entre as escolas públicas, os câmpus do IFG ocupam 11 posições entre as 15 melhores e outros três aparecem entre as 30 melhores. Em Anápolis, o Instituto ocupa a quinta colocação dentre as maiores notas das escolas em geral e é a primeira no segmento de educação pública na cidade. Em relação ao estado de Goiás, a posição do Câmpus Anápolis nas provas objetivas foi a 66ª e na redação foi a 97ª. A nota média das provas objetivas foi 579,68 e na redação foi 666.

Na análise dos dados da classificação estadual em Goiás, o Câmpus Itumbiara está em 1º lugar entre as escolas públicas (estaduais, federais e municipais) e aparece na 29ª posição entre todas as escolas goianas em relação às médias das provas objetivas. Também aparece em destaque quando a análise é realizada com as médias da Redação, onde está na 32ª posição nesse quesito.

Em 2º lugar entre as escolas públicas em Goiás está o Câmpus Goiânia, que também está na 35ª colocação entre todas as escolas goianas, públicas e privadas, com as melhores médias nas provas objetivas. Na Redação, o Câmpus Goiânia ficou na 79ª posição entre as instituições de Goiás.

Ainda na sequência das excelentes médias no Enem 2017, entre as 15 melhores escolas públicas de Goiás, estão os câmpus Senador Canedo (3º lugar); Jataí (4ª posição); Luziânia (5º lugar); Goiânia Oeste (6ª posição); Valparaíso (7º lugar); Anápolis (8ª posição); Aparecida de Goiânia (10ª colocação); Formosa (12º lugar) e Uruaçu (13ª posição).

O Câmpus Inhumas, entre as escolas públicas em Goiás, está em posição relevante, na 19ª colocação. Quando as médias são comparadas entre escolas públicas e privadas, aparece na 82ª posição na Redação. Em relação às médias das provas objetivas, a unidade aparece na 118ª posição em Goiás.

A média das provas objetivas por Estado posicionou o Câmpus Cidade de Goiás como a 24ª escola pública de Goiás. Quando se amplia para as escolas públicas e privadas, ocupa o 155º lugar nesse quesito e a 145ª posição quando são analisadas as médias de Redação de todas as escolas em Goiás.

O Câmpus Águas Lindas é a 30ª melhor escola pública em Goiás, conforme aponta o levantamento da Folha de S. Paulo. Aparece na 151ª posição quando são analisadas as médias da Redação, por Estado, entre todas as escolas goianas e no 177º lugar quando são feitas as análises das provas objetivas entre as escolas públicas e privadas em Goiás.

Saiba mais sobre o ranking da Folha: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2017.shtml

História

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) tem sua origem na Escola de Aprendizes e Artífices, criada em 1909. Passou a se chamar, em 1942, Escola Técnica de Goiânia. Alcançou a condição de autarquia federal e recebeu a denominação de Escola Técnica Federal de Goiás, em 1965.

Com a transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), em 1999, a Instituição passou a ofertar cursos superiores. Em 2008, recebeu a denominação de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, por meio da Lei n° 11.892.

O Câmpus Anápolis do IFG foi criado em 2010. A área onde a instituição se situa foi doada pelo Governo Municipal durante a gestão do ex-prefeito e atual vereador Antônio Roberto Gomide. A missão da instituição é oferecer ensino público e gratuito voltado não apenas para o atendimento a perspectivas de empregabilidade, mas também para a formação completa do cidadão.

O Câmpus Anápolis oferta cursos de ensino médio integrado ao técnico (modalidade técnico integrado), cursos superiores, cursos técnicos subsequentes (pós-médio presencial e EAD), cursos de extensão, e ainda de formação inicial e continuada por meio do Pronatec e Programa Mulheres Mil.

Com informações da Ascom/IFG Anápolis

Notícias Relacionadas