Jovair Arantes, Magda Moffato e Ronaldo Caiado são os mais faltosos no Congresso

Em levantamento realizado pelo jornal O Popular sobre os quatro primeiros de sessão legislativa no Congresso Nacional identificou que os deputados federais Jovair Arantes (PTB) e Magda Mofatto (PR) e o senador Ronaldo Caiado são os congressistas que mais faltaram a sessões em suas respectivas Casas, em um total de 22, 18 e 9 faltas, respectivamente.

O levantamento levou em conta as sessões deliberativas e mistas. Jovair, Magda e Heuler Cruvinel são os federais mais faltosos na casa, com 47 faltas, superando o total de vezes em que todos os outros 14 parlamentares faltaram, 31 vezes.

Jovair Arantes justificou 17 faltas com base “em missão autorizada” e deixou as demais sem explicação. Magda Mofatto explicou, apenas em relação a quatro faltas, que precisou fazer tratamento de saúde. Heules explicou apenas uma ausência.

Heuler afirmou para a reportagem de O Popular que, nas vezes em que foi indicada sua falta, ele estaria em ministérios tentando obter recursos federais. “Estava acompanhando os prefeitos em votações nominais nos Ministérios para pagamento de emendas que já tínhamos pedido e algumas extras, por isso não justifiquei. E o número também não é tão significativo”, pontuou.

“Acredito que nos dois meses de eleição pode aumentar sim o número de faltas, mas só neles”, disse quando questionado se a situação poderia piorar. Célio Silveira (PSDB), Fábio Sousa (PSDB), Marcos Abrão (PPS) e Pedro Chaves (MDB) estiveram presentes em cem por cento das sessões durante o período levantado.

Delegado Waldir (PSL), Rubens Otoni (PT) e Sandes Júnior (PP) têm apenas uma falta. Nos três casos, as ausências foram justificadas. Lucas Vergílio (SD) faltou cinco vezes e Roberto Balestra (PP), 6.

Senado

O senador Ronaldo Caiado, pré-candidato ao governo estadual, faltou 19 das 46 sessões deliberativas, incluindo as mistas, deste ano. Na Casa, nenhum parlamentar teve cem por cento de presença. Wilder Morais (DEM) faltou seis vezes, tendo participado de todas as sessões mistas; e Lúcia Vânia (PSB) foi a menos faltosa, com quatro faltas, mas participou de todas as sessões ordinárias e mistas.

Notícias Relacionadas