O povo fala: Anapolinos destacam as conquistas e os desafios da cidade no seu aniversário

Qual é a principal razão para se comemorar? O que precisa melhorar na cidade? Cidadãos anapolinos ou pessoas que passaram boa parta da sua vida na cidade responderam a estas duas perguntas em enquete produzida pelo Jornal A Voz de Anápolis. Dois questionamentos objetivos e diretos, cujas respostas revelaram as conquistas e os desafios da Manchester Goiana

Felipe Homsi e Paulo Roberto Belém

O crescimento econômico, industrial e o desenvolvimento comercial são aspectos da cidade de Anápolis que não passam batidos pela maioria dos cidadãos que nasceram no município e dos que mudaram para a localidade com o objetivo de construir o futuro.

Apesar de darem destaque para o que fica de bom durante esta evolução, grande parte dos entrevistados na enquete do Jornal A Voz de Anápolis repete o que já vem sendo dito em outras ocasiões: Infraestrutura, Educação e Saúde lideram com folga a lista dos desgostos de quem escolheu as terras anapolinas para morar.

Os entrevistados responderam a duas perguntas, simples de serem elaboradas, mas que expressam o quanto estão satisfeitos, ou insatisfeitos, com tudo que envolve a gestão pública e administração da cidade.

Acompanhe:

 

Karoline Noronha Barbosa, 14 anos, estudante do ensino médio

A cidade evoluiu bastante e atualmente está tendo um grande reconhecimento nacional, recebendo título de cidade mais feliz do Brasil, de acordo com o Globo Repórter. Anápolis tem experimentado avanços, mas com certeza ainda há muito o que melhorar em todos os sentidos: segurança, saúde e educação, como em lazer. Aos poucos, vamos seguindo. Quem sabe um dia sejamos também a cidade dos Sonhos de todo brasileiro.

Ieso Marques, 39 anos, professor universitário, em Anápolis há sete anos

Em Anápolis, eu me sinto seguro. Eu tenho a impressão de que Anápolis ainda é uma cidade segura. E a qualidade de vida aqui é muito boa. Aqui é possível encontrar emprego. A cidade ainda carece de infraestrutura. Eu gostaria de explorar mais o centro da cidade, só que ainda é muito precário. A infraestrutura do centro, em termos de estacionamento e vias, ainda é muito precária.

Marcia Abdala, professora da Rede Municipal de Ensino

Cidade jovem e próspera, com economia pujante. Os governantes precisam avançar em estratégias e políticas públicas arrojadas. É necessário investir em segurança pública e Educação – cumprir Estatuto do Magistério, Plano Municipal de Educação. Na Saúde, dar atendimento de qualidade e humanizado. Temos de expandir números de vagas de trabalho, revitalizar o centro, melhorar a mobilidade urbana, recuperar e proteger nossos mananciais.

Leandro Muller, 23 anos, estudante de Engenharia Civil

As razões para se comemorar seriam o avanço das indústrias na cidade e o investimento no polo industrial de Anápolis. A Educação Pública, que é muito boa. As construções da cidade, as áreas de lazer. A Prefeitura investe nos parques e praças para a população ter um local para se divertir. Eu acho que tem que melhorar na cidade a segurança, porque, por mais que tenha os parques e as áreas de lazer, a população acaba indo sempre com medo de ser assaltado.

 

Major Bispo, comandante da CPE

Tem muito a comemorar. Primeiro, porque é uma das maiores cidades do estado, principalmente em termos de Educação e Industrialização. O que precisa melhorar é reflexo deste desenvolvimento, porque a cidade cresce muito rápido, a infraestrutura precisa ser melhor trabalhada para poder acompanhar este crescimento. A cidade precisa de investimentos na área de infraestrutura, planejar a cidade para daqui a dez, vinte anos.

Raquel Evangelista Sousa, 50 anos, empresária do ramo de eventos

O crescimento da cidade, de cinco anos para cá, foi algo positivo. Para mim, que sou do ramo de festas, melhorou bastante. Houve uma migração muito grande para a cidade, então para mim foi bem favorável. O que foi feito (de investimento) na parte de construção de parques, praças, lazer, infraestrutura melhorou bastante. A saúde está bem difícil ainda e a violência é o ponto maior.

Arafat Mustafa, comerciante, 46 anos, anapolino

Anápolis é uma cidade que cresceu muito. Estamos a 50 quilômetros de Goiânia, a 150 quilômetros de Brasília e ela se desenvolveu perto de duas capitais. Eu creio que Anápolis é uma cidade vitoriosa. O DAIA é consolidado com grandes empresas, grandes indústrias, Anápolis tem diversão, é uma cidade tranquila, apesar de ter crescido bastante. Precisamos melhorar a infraestrutura da cidade, que está com bastantes reformas. Está ruim para o trânsito. Prejudica a cidade.

Juvenil Pereira Pinto, vendedor, 56 anos, há 35 em Anápolis

Anápolis melhorou muito desde que cheguei em vários aspectos, com mais lazer, mais variedade de comércios. Nós temos muito que comemorar. A cidade cresceu, muita gente investindo. A cidade cresce e muitas coisas vêm com o progresso. Temos que melhorar as ruas que estão com asfalto ruim. O abastecimento de água não teve investimentos suficientes para abastecer a população. Segurança pública tem que melhorar, porque a marginalidade tem crescido na nossa cidade.

Antônio Domiciano de Souza, taxista, 78 anos, há 53 na cidade

Para mim, não tem nada que comemorar. A crise é forte demais. Para nós, taxistas, o táxi vai acabar. A UBER acabou com os táxis. Eu tenho 43 anos que trabalho com táxi. Vou ter que parar de trabalhar. A cidade tem muita coisa para o prefeito arrumar e parece que ele não está dando conta, esse prefeito novo. Parece que ele não está dando conta. O povo está falando, não sou eu. O povo está falando que ele não está dando conta de arrumar a cidade.

Patrícia Cristiane Mota, dentista, há sete anos em Anápolis

Eu encontrei em Anápolis uma cultura familiar muito forte, onde as pessoas saem em família, onde, nos lugares em que nós vamos, principalmente nas igrejas, as pessoas vão muito em família. Isso é algo que chamou muito a minha atenção. A questão do novo precisa melhorar. A cidade tem uma resistência aos novos profissionais, às pessoas que não são filhos desta terra, mas estão morando aqui. Eu percebi uma dificuldade em aceitar o que é novo.

Polliana Mariano, 24 anos, frentista

Eu acho que não tem o que comemorar. Algumas coisas melhoraram, como o Hospital de Urgências, alguns hospitais, mas quando precisamos do SUS, só se estivermos morrendo. Uma vez eu bati minha moto e fui ao hospital. Fui atendida rápido, estava com muita dor e o médico falou que eu não tinha nada. Quando fui levar o Raio-X ele não quis me ver. Fui a um hospital privado e o médico me disse que eu tive uma luxação no ombro. Precisei ficar afastada do trabalho cinco dias.

Lenita Vieira Braga, médica, 24 anos, é natural de Anápolis

Eu acho que a cidade evoluiu muito nesses últimos anos, tanto em relação à estrutura econômica, quanto em relação às faculdades. Melhora no serviço hospitalar, com a construção de novos hospitais e a própria estrutura da cidade. Eu acho que precisa melhorar o asfalto, o serviço público de saúde. Observamos deficiência de medicamentos, falta de leito, atendimento em UTIs. Eu acho que precisa ter um olhar a mais na área de saúde e nos serviços comunitários em geral.

Daniel Oliveira de Souza, 28 anos, comerciante autônomo

O que eu mais acho bacana na cidade de Anápolis é a população. Porque apesar de ser uma cidade grande, tem uma população de interior. A população é bem carismática, cativante. O que eu acho que na região da Jaiara precisa melhorar é a construção de um cartório. A Jaiara não tem cartório. Se viesse um cartório para a Jaiara, melhoraria muito. E a questão de policiamento, aumentar o número de policiais nas ruas.

 

Kelen Cândida de Souza, 36 anos, caixa de supermercado

Nada. Não tem nada para comemorar. O prefeito não presta, as ruas não prestam, não tem polícia na rua. Não está fazendo obra nenhuma, só bagunça. A criminalidade aqui está demais. Passou de dez horas, você não pode sair na rua. Dez não, sete horas. Sete horas da manhã tem assalto. Isso mais na Jaiara, muito mais na Jaiara.

Bruno Sousa Coelho, 28 anos, técnico em transporte de cargas

Anápolis já conseguiu comemorar muitas coisas, em relação ao desenvolvimento e também em relação à conquista do aeroporto (de cargas), que era um sonho que a gente vinha batalhando. Também a ferrovia é uma conquista para nós. Vale a comemoração. Para poder melhorar, Anápolis tem que melhorar na parte de segurança, tanto viária, quanto na segurança dos cidadãos, da população de Anápolis. Melhorar um pouco do governo, da governança em Anápolis, (pois) está deixando um pouco a desejar. Ainda não teve muita melhoria com o novo governo.

Sineilton Bastos Machado, 46 anos, mecânico

Tem que comemorar o desenvolvimento da cidade. Desenvolveu bem, muita coisa bonita. Mas tem que melhorar mais, a Saúde está deixando a desejar. Na parte da minha área, não tem muito para falar. Nossa área de mecânica está boa.

Ivanildes da Silva Santos, 46 anos, dona de casa

Aqui foi o lugar em que eu comecei a trabalhar, em uma empresa do DAIA, no ano de 2000. Foi o lugar em que eu fui mais feliz naquela época. O asfalto – eu moro na minha rua há mais de 10 anos e até hoje eu não tenho asfalto na minha rua, no Vale das Laranjeiras. Eu gostaria que tivesse asfalto. É muito ruim sem.

Maria do Carmo Pereira, 54 anos, aposentada

Eu gostei da mudança no transporte. Nessa questão eu achei melhor. A acessibilidade nossa na rua está melhor. O custo de vida está difícil e tem muita coisa que ou você paga ou você come. Eu estou lutando por causa do meu IPTU. Tentei retirar os juros, mas disseram que não iria resolver muita coisa. Aí parcelou e eu tive que dar uma entrada. Mas eu amo Anápolis. Não troco Anápolis.

Deborah Ramos Sousa, professora da Rede Municipal de Ensino

Sou suspeita para falar da minha cidade natal. Amo muito está querida Anápolis. Problemas, dificuldades estão em todo lugar. Mas hoje acho que Anápolis, na área da educação, ganha até mesmo da capital. A saúde é caótica a nível Brasil, a questão da segurança eu vejo como uma sucessão de falhas, começando pela família até chegar no poder público. Nosso comércio e indústria também são significativos. Ao longo dos meus 31 anos vividos aqui, posso dizer que muita coisa melhorou, mas que precisamos continuar na mudança do progresso.

Amanda da Silva – Doméstica

Algo que pode ser comemorado são as moradias populares que foram entregues em toda a cidade. Muita gente saiu do aluguel. Agora, o que precisa melhorar é a segurança e aumentar o número de creches na cidade para quem precisa.

 

Eva Campos – Cabeleireira

Onde eu moro, a gente não tem motivo para comemorar. No Polocentro não tem escola boa, não tem creche, na rua onde eu moro não tem asfalto, então, a gente não tem benefício nenhum. Sem falar da segurança. Assalto aqui ocorre à luz do dia. A melhoria vem de mais policiamento nas ruas, de um posto de saúde, de asfalto, de creche e de tantas outras coisas para a nossa região.

Ermelinda Ferreira Machado – Feirante

Anápolis é uma cidade muito boa e isso precisa ser comemorado. A gente vê tantas coisas ruins em outras cidades e aqui a gente percebe tranquilidade. Aqui é um bom lugar para se viver, ainda. Para ser melhorado, com certeza é a saúde. As pessoas estão morrendo na fila dos hospitais. Falo isso pelos outros porque graças a Deus tenho convênio, mas tenho dó das outras pessoas que têm sofrido dificuldade e o governo não faz nada.

Igor Alves – Estudante

Pode ser comemorada a questão do desenvolvimento da cidade, algumas obras que no futuro vão ajudar muito, a questão de viadutos, a ampliação do estádio, Anápolis está se desenvolvendo muito bem. Isso é bom! Pode ser melhorada a questão da segurança. Nisso, paramos no tempo e ainda estamos muito precários.

 

Janaína Mendes Oliveira – Panfleteira

É difícil avaliar o que pode ser comemorado diante tantas situações. Mas, na minha opinião, se for pra citar algo, o que eu comemoro é o fato dos meus filhos terem recebido atendimento médico gratuito quando eles precisaram. Não tive dificuldade e talvez isso seja uma situação isolada porque muitos reclamam da saúde. Agora, o que precisa melhorar é a infraestrutura das ruas da cidade que nos bairros mais afastados vivem cheias de buracos. Outras melhorias que precisa é em relação à segurança pública e em relação ao aumento de oportunidades de trabalho.

Jennifer Dias – Estudande

Meio complicado porque acho que Anápolis está um caos. Então, eu não cito nada a ser comemorado. Para ser melhorado, policiamento. Lógico! Porque eu já fui assaltada duas vezes e em uma dessas vezes eu fui agredida e sequer recebi atenção da polícia.

João Borges – Desempregado

De uns dez anos para cá a cidade ficou muito boa. Então isso precisa ser comemorado. Muitos bairros foram asfaltados. A minha região, do Filostro, foi bastante beneficiada nesses últimos anos. O cenário é outro. Para melhorar, com certeza é a segurança. Precisamos de mais polícia na rua.

José Dionísio – Vigilante

Desde quando cheguei aqui, há 27 anos, eu sou apaixonado pela cidade. O que eu comemoro é que a cidade é muito boa e não penso em sair daqui. Não existe cidade melhor do que essa. Agora, o que precisa melhorar é a atenção aos bairros. Na Vila Esperança, por exemplo, onde eu moro, o bairro está um pouco abandonado

Lilian Gonçalves – Auxiliar de limpeza

Olha! A pergunta é difícil. Que a cidade é boa, ela é. Mas os órgãos públicos estão deixando muito a desejar. Em tudo! Em saúde, você procura e não tem. Escolas são desvalorizadas e faltam creches para as crianças. O que precisa ser melhorado? Tudo! Mas um ponto específico que cito é a saúde. A gente liga no posto de saúde não tem médico. A gente pergunta se tem vacina e falam que não tem. É complicado!

Marcos Reis – Militar

Comemoro a evolução da cidade desde quando cheguei aqui, há quinze anos. Nesse período, Anápolis cresceu bastante. Por exemplo, não tinha parques. Agora tem. A infraestrutura da cidade melhorou bastante desde então. O que eu acho que precisa melhorar é que com o aumento da população, aumentou muito o número de carros. O centro da cidade é um verdadeiro caos para quem vai de carro. Não tem estacionamento. Nesse sentido, tem que melhorar essa infraestrutura de mobilidade.

 

Marilene Melo da Silveira – Professora aposentada

Avalio que o crescimento econômico nos últimos anos principalmente pelas indústrias do Daia, que geram empregos e qualidade de vida, bem como a revitalização na cidade com os parques e obras que ressaltam a capacidade de crescimento da cidade são fatos a serem comemorados. Por outro lado,  o que precisa ser melhorado é aumentar a atenção com o combate da violência e ter mais investimento na saúde. Além da reforma do Central Parque que nunca sai de promessas.

Sunara Mello – Cantora

A coisa mais bela que tem na nossa cidade, ultimamente, está sendo nada. Porque a maioria das ruas está feia, acabada. E eu acho que na saúde o povo não está tendo nada. Comemorar algo em Anápolis está difícil. Eu acho que deveria melhorar a educação, a saúde, os postinhos. Poderia melhorar essa bagunça que está a cidade. Terminar esses viadutos, logo, por exemplo.

Thiago Pires – Estudante

Apesar dos problemas, Anápolis é uma cidade acolhedora e com uma localização privilegiada para o desenvolvimento econômico. Mas as políticas de inclusão, tanto no mercado de trabalho quanto nos colégios municipais precisam ser melhoradas.

Victor Rezende – Comerciante

Acredito que apesar dos problemas relacionados à insegurança que se tem vivido em Anápolis nos últimos anos, principalmente pelos crimes contra o patrimônio e contra a pessoa, a exemplo dos homicídios, a cidade ainda é boa para se viver. O que pode ser comemorado é essa questão da evolução da cidade que tem sido de acordo com a sua importância no estado. Agora, para melhorar, acredito que toda a grade de serviços públicos poderia ser mais ágil, mais funcional, em todas as áreas.

Notícias Relacionadas