Para quem reclama das blitzen do IPVA, vem aí o Big Brother da Multa

O governador Marconi Perillo (PSDB) inaugurou na última semana o que chamou de “Centro de Controle, Operação e Fiscalização das rodovias (CCOF)”. Trata-se de uma central de videomonitoramento que multa, 24 horas por dia, todo o tráfego em todas as saídas e entradas de Goiânia. Agora será possível multar um mesmo motorista até oito vezes num mesmo segundo, detectando falhas na direção, cinto de segurança, posição das crianças no carro, uso de telefone celular ao volante, IPVA atrasado, origem do automóvel, excesso de velocidade, estacionamento irregular no acostamento etc.

A oposição classifica que a medida é uma “institucionalização da indústria da multa”. A expectativa do Estado é poder fiscalizar cerca de 200 mil motoristas apenas em 2017. Já estão em vigor o monitoramento nas GO-020, trecho BR-153-Autódromo; GO-040, Goiânia-Setor Madre Germana; GO-060, Goiânia-Trindade e GO-403, Goiânia-Senador Canedo. São 35 câmeras registrando em tempo real as infrações de trânsito. Em breve, novas vinte rodovias serão contempladas com o videomonitoramento.

Violência

A estatística de homicídios, segundo o Atlas da Violência 2017, mostra que houve um aumento de 104,2% na quantidade de homicídios em Goiás de 2005 a 2015. Antes disso, de 1999 a 2005, o número já havia aumentado outros 90%.

Ungido

Leandro Ribeiro deve ser o nome do PTB a ser escolhido para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018. O vereador vem se destacando na defesa dos interesses do Executivo e mantém relação próximas com grupos empresariais dispostos a investir na revelação política.

Embaixadoras

O governador começou a segunda-feira particularmente inspirado, dando bom dia ao sol em foto do céu azul postada nas redes pela manhã. Como faz em momentos de crise de imagem pessoal, usou os recursos de Olympia e Poppy, a dupla de cachorrinhas que tem, as quais chamou de “embaixadoras do meu coração”, usando um emoji de coração azul.

 Gafe

Luis Roberto Barroso cometeu uma das gafes mais absurdas do Brasil recente. Ao tentar elogiar o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, o ministro saiu-se com a seguinte frase: “Barbosa é um negro de primeira linha”. Não podia ser pior

Lá também

Donald Trump pode enfrentar seu primeiro processo de impeachment, de tantos já prometidos. James Comey, ex-diretor do FBI, afirmou não ter dúvidas de que Moscou tentou interferir na eleição americana e interpretou que Trump teria “instruído” o ex-diretor a parar com investigação.

Calma, jovens!

A moda dos formandos que comemoram seus sucessos em cima de trios elétricos tem rendido problemas na UniEvangélica. Isto porque, após o trajeto, os novos farmacêuticos, advogados e dentistas retornam aos prédios da faculdade já bastante alterados. Entre os diversos problemas já registrados, um deles foi parar na delegacia quando um estudante agrediu um segurança com um soco no rosto.

Esvaziado

Na última quarta-feira (07) foi lançado o programa “Comércio Seguro” através do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança. Os comerciantes sentiram a falta do prefeito Roberto Naves que, mesmo com todo discurso sobre a importância do tema, não esteve no evento. Somente Glayson Reis, do Observatório de Segurança Pública, participou.

Pré-requisito

O presidente da União dos Vereadores de Goiás, Ricardo de Oliveira, visitou a Câmara Municipal e declarou que, para ele, todo prefeito precisa antes ter sido vereador. “Para conhecer de perto a realidade no trato com a população”, disse.

Siglas

As siglas parecem ser um grande desafio para o vereador Jakson Charles (PSB). Ao querer comentar sobre o rito jurídico para aprovação de contas, ele se enrolou todo com as letrinhas. “Quem aprova as contas de gestão é a Câmara não o… TSU, TCU, TSE, TSM…”. Ele queria dizer Tribunal de Contas dos Municípios, cuja sigla é TCM.

De olho

Presidente da Comissão de Educação da Câmara, Professora Geli Sanches (PT) teve acesso às planilhas enviadas pelo TCM sobre os gastos do Fundo Municipal de Educação (saiba mais na página 09). Prometeu reunir seus pares da comissão para que se debruçarem nos documentos atrás de explicações.

Eu voltei

Alexandre Baldy (PTN/Podemos) tem mudado o ritmo de sua agenda de trabalho e busca, agora, dividir seu tempo entre a agenda parlamentar em Brasília e suas votações mais acaloradas a visitas à Anápolis. O deputado reconhece que, agora, é o momento de se aproximar mais das pautas locais, apesar de Brasília estar fervendo.

Com Temer

Em palestra realizada na última quinta-feira (08), o governador Marconi Perillo defendeu que seu partido, o PSDB, siga apoiando a permanência de Michel Temer na Presidência de República. “Defendo que meu partido apoie firmemente as reformas propostas pelo Governo”, disse, referindo-se às mudanças na Aposentadoria e nas Leis Trabalhistas.

Lembrou

Temer, aliás, teve um pico de memória na última semana e lembrou que viajou em jatinho da JBS. Em nota, ele disse que ‘não sabia’ que a aeronave em que voou em 2011, com Marcela para Comandatuba, pertencia ao grupo. Até o momento, nos últimos seis anos, ele vinha dizendo que a aeronave era alugada pela FAB.

Dia-a-dia na Câmara

Geli Sanches (PT) relata a visita ao Tribunal de Contas dos Municípios em busca de parcerias com a Câmara para subsidiar os vereadores de informações sobre como proceder na análise das leis orçamentárias.

Domingos Paula (PV) comemorou o que classificou de “eficiência da atual administração” por ter levado um serviço de tapa buracos à região do Summerville.

“Não devo nada a nenhum político, nem ao prefeito e nem a nenhum secretário. Eu devo a quem votou em mim e me colocou aqui”, disparou Vilma, mandando um recado a “políticos que fazem fofoca”.

Segundo Vilma Rodrigues, há vereadores fazendo intriga entre a Câmara e o Gabinete do prefeito Roberto Naves. Ela, no entanto, evitou citar os nomes de quem faria o papel de “leva-e-traz”.

É muito triste ver que tem gente aqui que faz a fala no plenário e depois tem de ir lá se explicar para o prefeito. Esta Casa não pode ser refém de qualquer outro poder. A denúncia que a vereadora Vilma faz é grave”, disse Antônio Gomide (PT).

Jakson Charles (PSB), que é líder do prefeito na Câmara, disse desconhecer qualquer pressão do prefeito Roberto Naves aos vereadores e pediu que ela dissesse os nomes que estariam fazendo a tal “intriga”.

Mauro Severiano (PSDB) afirma não ter “a caneta na mão” e, por isto, não tem o poder de indicar ninguém para trabalhar na Prefeitura.

O presidente da Câmara culpou o TCM por engessar a Prefeitura de Anápolis em investir na contratação de profissionais para melhorar o atendimento da Saúde da cidade.

Elinner Rosa (PMDB) disse que, em contato com o prefeito, soube que ele está procurando exemplo “em outros países” para tratar a reciclagem em Anápolis.

“Eu sei que o prefeito tem boa vontade, boa vontade eu também tenho. Só que eu não posso fazer asfalto, só o prefeito pode”, reclamou Vilma Rodrigues sobre a pavimentação asfáltica em uma rua onde funciona um abrigo de idosos.

Jean Carlos (PTB) afirma que ao invés de vereadores ficarem preocupados de falar mal da gestão passada, ao qual o PTB fez parte e muitos vereadores eram da base e integraram votações e audiências públicas em prol de projetos aprovados àquela época, os parlamentares deveriam adotar uma posição mais propositiva pela cidade.

Notícias Relacionadas