“Prefeito, agora, precisa se posicionar junto ao governador para garantir presídio para Anápolis”, sugere Gomide após reunião

O vereador Antônio Gomide (PT) fez um balanço sobre a reunião ocorrida em Goiânia na última segunda-feira (26) com o coronel Edson Costa, responsável pelo sistema carcerário de Goiás. A agenda reuniu diversos vereadores e, ainda, a juíza Lara Gonzaga, representante do Judiciário, e o presidente da Comunidade para a Execução Penal, o advogado Gilmar Alves.

A pauta era a reivindicação da comitiva anapolina para que o presídio de Anápolis não seja regionalizado, ou seja, sirva estritamente para diminuir a superlotação da cadeia municipal da cidade. Hoje, o presídio pode receber presos de outras cidades em vez de desocupar a cadeia.

“A reunião foi importante, mas não foi suficiente: é preciso que o prefeito se posicione” afirma Gomide sobre situação. “É preciso que o Executivo entre neste diálogo. O prefeito precisa influenciar politicamente para que o governador, que é o chefe imediato do coronel Edson Costa, altere a situação de regionalização do presídio de Anápolis”, complementou.

Valdete Fernandes (PDT) pediu aparte e corroborou com a fala de Gomide. “Achei importante a sua colocação de que houve um bom debate. Levamos vantagem porque a Câmara está fazendo a parte dela, assim como outros segmentos também deveriam fazer”, declarou Valdete Fernandes.

Gomide comemorou a força política do Legislativo que teve, como saldo, a chance de se rever a situação. “Edson Costa prometeu repensar situação de presídio de Anápolis. Ele precisa entender que o clamor das pessoas é pela falta de diálogo nesta política de transferências. E, nisto, a sensibilidade da Câmara foi decisiva”, destacou.

Gomide ainda comentou sobre o encontro que a comitiva teve com o secretário de Segurança Pública de Goiás. “A reunião com Irapuan Costa Jr. também rendeu frutos porque foi marcada uma audiência pública com o secretário para 7 de março às 15 horas aqui na Câmara. Vamos debater o policiamento, o efetivo de viaturas e de homens para garantir a segurança. É preciso mobilizar a população para participar”, convocou.

“É preciso reunir Legislativo, Judiciário e Executivo para defender estes interesses de Anápolis na Segurança Pública”, encerrou o parlamentar.

Notícias Relacionadas