Processo Judicial Digital começa nesta segunda-feira em 36 cidades do interior

Prometendo dar mais celeridade aos processos que tramitam nas diversas comarcas do Estado de Goiás, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) leva para 36 comarcas do interior goiano, incluindo Anápolis, o chamado Processo Judicial Digital.

“A novidade deixará o trâmite processual mais célere, uma vez que as ações poderão ser movimentadas via computador, sem a necessidade dos envolvidos se dirigirem aos fóruns, em horários estendidos, que independem do expediente. A intenção é, até o fim deste ano, propiciar petições digitalizadas em todas as comarcas goianas”, anuncia o TJGO.

Goiânia já possui este sistema e, assim como foi feito na capital goiana o PJD estará disponível nas varas cíveis, ambientais, família e fazendas públicas. Discussões entre o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública deverão estender, sem data prevista, os Processos Judiciais Criminais às varas criminais.

“Os processos são recebidos, registrados, autuados, classificados e distribuídos de modo totalmente eletrônico, o que reduz significativamente seu trâmite”. Pelo menos é isto que anuncia o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Ronnie Paes Sandre.

Informações do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás dão conta ainda de que a “novidade não significou custos”, já que uma plataforma própria foi desenvolvida pela equipe do TJ. A infraestrutura de comunicação e equipamentos servidores para processamentos dos dados e informações geraram “custos indiretos”.

Outras 36 comarcas receberão o sistema em 4 de setembro e as últimas 54 em 4 de dezembro.

“a escolha da ordem das comarcas é estritamente técnica. Vamos implantar primeiro onde já há link e capacidade razoáveis. Estamos, também, estudando formas e investimentos para viabilizar estruturas de ampliação nas demais”, ressalta o diretor de Informática do TJGO, Luiz Mauro de Pádua Silveira.

Cidades

Municípios que serão contemplados com o Processo Judicial Digital: Anicuns, Valparaíso de Goiás, Formosa, Rio Verde, Senador Canedo, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Catalão, Jataí, Trindade, Caldas Novas, Itumbiara, Anápolis, Uruaçu, Planaltina, Aparecida de Goiânia, Niquelândia, Orizona, Cocalzinho de Goiás, Buriti Alegre, Carmo do Rio Verde, Israelândia, Montes Claros de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Nova Crixás, Petrolina de Goiás, São Miguel do Araguaia, Goiandira, Cachoeira Alta, Joviânia, Minaçu, Abadiânia, Crixás, Cidade de Goiás e Goianésia. As próximas a receberem os PJDs ainda não foram definidas.

Notícias Relacionadas