Torcicolo pode se tornar um problema crônico de saúde, se não for tratado corretamente

As dores crônicas são aquelas que persistem por mais de três meses, causando, além do desconforto, problemas emocionais. Elas podem ser um sinal de agravamento do problema que causou  dor.

E com o torcicolo, ou cervicalgia, não é diferente. Este quadro de saúde é caracterizado por dores musculares que geralmente passam em poucos dias, mas podem durar vários meses, dependendo de vários fatores, como a causa e o local da dor.

“A dor crônica é aquela que persiste por mais de três meses, sem causa aparente. Em muitos casos, os pacientes acometidos por este mal já procuraram diversos tipos de tratamento, sem obter sucesso. Pesquisas apontam que 10% da população mundial sofrem por este tipo de dor”, explica o médico Nivaldo Evangelista Teles, neurocirurgião especialista em dor crônica e acupuntura médica para dor .

Basicamente, esta condição é uma espécie de torção no pescoço, que leva o indivíduo a sofrer várias dores ao longo do dia, principalmente quando tenta virar a cabeça. Quem sofre deste mal busca, principalmente ao dormir, achar uma posição mais confortável.

De acordo com especialistas, a cervicalgia pode se tornar preocupante se as dores forem crônicas. Febre, perda de peso, perda de força ou perda de sensibilidade nas mãos podem ser um sinal de agravamento do problema.

Os sintomas podem indicar hérnia de disco ou artrose. O mais indicado, conforme Nivaldo Teles, é procurar um médico especialista. “os tratamentos podem incluir fisioterapia e até acupuntura”, explica.

Conforme pontua, alguns exames específicos podem ajudar no diagnóstico da dor crônica em pacientes com torcicolo. Um deles é a Termografia Computadorizada por Infravermelho, que mapeia as alterações da temperatura corporal.

“Durante anos, exames convencionais, como ultrassonografia e ressonância magnética eram os únicos utilizados para saber qual era a origem da dor. Mas grandes avanços tecnológicos permitiram a criação da técnica termográfica, que contribui e muito para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, explica.

Notícias Relacionadas