Visando aumentar transparência, Câmara vota projeto que cria Diário Oficial do Legislativo

A Câmara Municipal de Anápolis deverá apreciar nas próximas sessões plenárias um projeto de lei que visa a elevar o grau de transparência das ações do Legislativo, com destaque aos atos administrativos. O projeto que institui o Diário Oficial do Legislativo de forma eletrônica é de autoria do vereador Antônio Gomide (PT). A ideia é que haja maior facilidade dos cidadãos aos gestos administrativos e financeiros.

Gomide também já tinha sido autor de outra proposta: a da criação do Diário Oficial do Executivo, quando era vereador. Depois, como prefeito, Antônio Gomide oficializou a publicação do DO como ocorre atualmente.
“Assim como conseguimos gerar mais transparência para o Executivo em 2009, quando conseguimos publicar o Diário Oficial, queremos fazer o mesmo pela nossa Câmara. Antes de estarmos na Prefeitura, os dados relevantes eram pregados num placar debaixo de uma escada sem que as pessoas pudessem acompanhar a vida financeira da prefeitura”, lembrou o parlamentar.

“O contribuinte tem de ter o direito de acompanhar o que se passa com facilidade. Na Câmara Municipal não é diferente, este dispositivo será fundamental para gerar transparência a nossas ações”, emendou.

Reconhecimento

Mauro Severiano (PSDB) elogiou a iniciativa e relembrou que Antônio Gomide conseguiu “quebrar outros tabus” em sua trajetória política. “Não foi só este tabu que o senhor quebrou, não. Porque na época até para nós, vereadores, era difícil conseguir informações na Prefeitura. Mas o senhor, como vereador, também conseguiu mudar o voto nesta Casa, que era secreto, para o voto aberto, dando transparência para que a população veja como pensa cada representante”, declarou.

“Hoje nenhuma Câmara Municipal tem voto secreto graças a um projeto seu, desenvolvido aqui nesta Câmara. Aqui é o local de termos transparência nos projetos, nos investimentos e o local ideal para fazermos o debate político”, concluiu Mauro Severiano.

Notícias Relacionadas