Bastidores – Edição 058

Incentivo da Prefeitura ao futebol recua com diminuição do “Torcida Premiada”

Ampliada pela Câmara Municipal em 2016, a lei que previa a Torcida Premiada tomou conta do noticiário no fim do ano passado. Os parlamentares lutaram para a ampliação da lei através de projeto, passando de quatro para seis mil ingressos, a serem distribuídos por jogo dos times da cidade.

A luta de vereadores e até mesmo de dirigentes de clubes parece ter sido em vão. Isto porque o anúncio da versão de 2017 da Torcida Premiada prevê redução da participação da Prefeitura no incentivo aos clubes locais. Por enquanto, a redução da expectativa não incomodou nem mesmo os representantes políticos dos clubes, que mantiveram silêncio sepulcral sobre o tema.

A alteração na lei estipulou a elevação do teto para R$ 90 mil. Mas o previsto ficou no papel e na manhã da última quinta-feira (26), o prefeito Roberto Naves anunciou R$ 60 mil, por jogo. Os torcedores do Anápolis, que estreia no Campeonato Goiano neste domingo, e da Anapolina, que disputará o torneio de Acesso do estadual a partir do segundo semestre, terão de se apressar para conseguir seus ingressos através do benefício.

A justificativa do prefeito para investir abaixo do previsto como teto pela Câmara é a contenção de gastos, mas ele se prontificou junto aos presidentes dos clubes a “no horário fora do expediente a estar ligando para empresários que queiram investir no futebol da cidade”.

Criada em 2009, no primeiro ano da gestão de Antônio Gomide, o “Torcida Premiada” entrou em vigor no ano seguinte e já naquele ano adquiria 2,5 mil ingressos por jogo. Só para o segundo semestre de 2010, a Prefeitura já havia passado a disponibilizar os cinco mil ingressos, mi a mais dos que serão revertidos neste 2017.

A iniciativa serve para incentivar o pagamento dos tributos municipais corretamente ao permitir que o torcedor tenha acesso a ingressos do seu clube preferido nos jogos realizados na cidade.

Fiscal

No fim do ano, o então vereador Sargento Pereira disse que estaria “integrando a equipe do novo governo municipal” e vigiando a aplicação da lei da Torcida Premiada: “De lá do Governo poderei aplicar com rigor esta lei”. Até agora ele não se pronunciou sobre a redução dos valores anunciados. Pereira é gerente da Divisão de Postura.

Nada ainda

Ainda não há previsão de pagamento dos direitos trabalhistas dos servidores comissionados que encerraram o trabalho em dezembro de 2016. Segundo o secretário de Fazenda, Lúcio Cruccioli, estão fazendo o levantamento dos valores para depois programar o pagamento.

arceria

O deputado federal Alexandre Baldy (PTN) visitou o prefeito Roberto Naves e empenhou seu mandato para “ser um parceiro do governo”. Segundo ele, ainda não há nenhum projeto para emendas definido para contribuir.

Fora

Comitiva anapolina deve ir ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, com o objetivo de tentar reverter o descredenciamento do Hospital Espírita Psiquiátrico do SUS. A unidade não deverá receber mais verbas públicas enquanto este quadro não for mudado. Especialistas avaliam como “muito difícil” a reversão deste cenário.

Preso

Flávio Godinho, atual vice-presidente de futebol do Flamengo, foi preso na manhã da última quinta-feira em nova fase da Operação Lava-Jato no Rio de Janeiro. Godinho foi, até 2013, sócio e braço-direito de Eike Batista, um dos principais alvos desta nova fase, chamada de Operação Eficiência.

Operação “Resgate”

Depois de ser afastado por corrupção pelo juiz Ricardo Dourado de suas funções no Detran de Anápolis, o servidor Jó Branco Machado encontrou lugar em outra autarquia pública: ele foi nomeado por Roberto Naves para cargo comissionado na Prefeitura de Anápolis.

Se ninguém avisa…

Com a denúncia de sua nomeação e o alarde nas redes sociais de seu caso – ele responde pela denúncia e chegou a ser preso em flagrante – o prefeito Roberto Naves precisou desfazer a nomeação. Jó Branco foi demitido antes de começar a trabalhar. Segundo o gabinete do prefeito, a indicação do servidor era do vereador Valdete Fernandes (PDT).

Parou?

O presidente do PSD de Anápolis, Thiago Souza, conseguiu estancar o processo de fritura pela qual começou a passar quando um integrante do PSD e o vice-prefeito – também do partido – foram a Goiânia se reunir com Wilmar Rocha, sem a presente do dirigente. A pauta: tomar o partido de Thiago.

Indicação

A Associação dos Juízes Federais do Brasil abriu uma consulta nacional para formatar uma lista tríplice a ser enviada para o presidente Temer, a fim de contribuir para a escolha do substituto do ministro Teori Zavascki.

Ele, não

O nome de Ives Gandra Filho gerou uma série de repúdios por parte de organizações ligadas ao Direito, sobretudo as seções estaduais da OAB, O perfil conservador e até mesmo com ponderações agressivas quanto a questões sociais como o casamento de pessoas do mesmo sexo motivou a reação.

Prestígio

Uma das reuniões realizadas pelo gabinete do prefeito Roberto Naves foi com um grupo de whatstapp, que reuniu cerca de 30 pessoas, entre candidatos derrotados, dirigentes partidários e interessados em política de um modo geral.

Finanças

A Comissão de Finanças da Câmara Municipal ficou definida com os seguintes representantes: Antônio Gomide (PT), Domingos de Paula (PV), Elliner Rosa (PMDB), Leandro Ribeiro (PTB), Mauro Severiano (PSDB), Pedro Mariano (PTB) e Telles Jr (PMN). O petebista foi o escolhido para presidir a comissão.

Nomes

Comissão mais importante e que dita o ritmo dos trabalhos da Câmara, a “Constituição, Redação e Justiça” ficou com Américo (PSDB), Jakson Charles (PSB), Lisieux Borges (PT), Telles Jr (PMN), Vilma Rodrigues (PSC), Thais Gomes (PSL) e Jean Carlos (PTB), que será o presidente.

Zika

Em 2016, 214.193 casos de Zika foram registrados no país, uma incidência de 104,8 casos por 100 mil habitantes. A região Centro-Oeste teve a maior incidência do país: 219,2 casos por 100 mil habitantes.

Rio Verde

Quatro denunciados pela Operação Hígia, incluindo o ex-secretário de Saúde de Rio Verde, Danilo Marques Borges, foram condenados pelos crimes de organização criminosa e peculato. Borges foi condenado a 2 anos 7 meses e 24 dias de reclusão e o pagamento de 19 dias-multa. A pena privativa de liberdade, no entanto, foi substituída por prestação de serviços gratuitos à comunidade e pagamento de prestação pecuniária.

Nome Certo

Na edição 056, esta coluna trouxe a informação de que as obras do Aeroporto de Cargas estavam abandonadas quando, na verdade, ela está paralisada. O abandono é caracterizado pela ausência de uma empreiteira responsável. No caso, há uma empresa, que não está atuando ritmo esperado por problemas com o repasse de verbas.

Cachorrada

Entre as frases de Ives Gandra Martins Filho, Ministro do TST e cotado por Temer para se tornar integrante do STF está: “O casamento de dois homens ou duas mulheres é tão antinatural quanto uma mulher casar com um cachorro”.

Pode, não

Estudo realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) aponta que as mudanças na legislação trabalhista propostas pelo Governo Federal são inconstitucionais. As alterações contrariam a Constituição Federal e as convenções internacionais firmadas pelo Brasil, segundo o documento.

 

Explicação

Flaubert Santana, integrante do Conselho Municipal de Saúde e representante do Conselho Regional de Farmácia, explica que alguns tipos de medicamentos fogem do controle de programação do município e por isto podem se tornar vencidos em posse das cidades. “Isto porque os lotes chegam nas unidades vindos do Ministério da Saúde em quantidade exagerada e perto do vencimento”, destaca.

Sem demanda

Segundo Santana, o Ministério da Saúde envia para as cidades medicamentos que tem em grande quantidade em seu estoque, de acordo com uma planilha que eles acreditam ser a que melhor retrata o perfil daquele município. “Acontece que muitos deles são medicamentos sem demanda pedida pelo gestor da Saúde na cidade”, completa o farmacêutico.

Eike sumido

Eike Batista foi o alvo da nova fase da Lavajato, denominada Eficiência. A Polícia Federal foi até sua residência para prendê-lo e, como não o encontrou, o empresário foi declarado foragido. Seu advogado informa que ele está viajando.

Olha o Muro

Donald Trump assinou ordem executiva para iniciar a construção de um muro na fronteira com o México, uma das principais e mais polêmicas promessas de campanha do republicano. Ele ainda anuncia que irá promover embargo a cidades que protegerem imigrantes ilegais, como Los Angeles e Nova Iorque.

Vai começar

Na próxima semana começam os trabalhos da Câmara Municipal e a promessa de muitas discussões em pautas estratégicas. A primeira delas deve ser a definição da reforma administrativa. Prometida para o fim deste mês, o gabinete municipal recuou e manteve o organograma como está.

Registro

Secretário de Obras de Anápolis, Vinícius Alves anuncia 19 equipes nas ruas para promover a operação tapa-buraco. Alves anunciou que a empresa responsável pela ação será a Paviart. “Achei melhor continuar com o contrato dela (da empresa) do que fazer outro. E ela é da cidade”, disse o secretário.

Análise

Vinícius Alves classificou como “vergonha” a obra de recapeamento feito na Avenida São Francisco no fim da gestão de João Gomes. “Será colocado um asfalto cinco estrelas”, anunciou. Alves diz esperar um período de estiagem para realizar e ainda afirma que não foi pago o trabalho já feito em dezembro.

Vem mais

A prioridade do governo de Goiás será privatizar neste semestre ainda a Metrobus, que gerencia os ônibus e linhas do Eixo Anhanguera em Goiânia. Segundo o presidente da Goiás Parcerias, Cyro Miranda, este será o “piloto” para outras desestatizações.

Plantão Médico

A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula, foi submetida a um procedimento para a passagem de um cateter ventricular para monitoração da pressão intracraniana. Ela sofreu um AVC na semana passada.

Bagunça

O site da Forbes traz um texto que analisa o Brasil afirmando que o “país está na lama, bem no fundo do poço”. O artigo aponta que o país é uma bagunça no cenário pós-Lula. O repórter tirou como base uma visita a São Paulo, cidade onde morou até 2010.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas